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Quilômetro 367
Avaré
Ouro Branco
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1896-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1953) |
AVARÉ
Município de Avaré, SP |
Linha-tronco original - km 384,699;
km 372,375 (1934) (*) |
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SP-0584 |
Altitude: 752 m |
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Inauguração: 16.05.1896 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1939 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Avaré foi inaugurada em 1896 como ponta de linha.
Em 1918, a estação foi fechada para cobrança
de ingressos: "por ser impossível a cobrança
de ingressos em Avaré, tornou-se necessário
o fechamento do edifício da estação e parte do
pateo". Nessa época, "fechar"
uma estação significava cercar o seu pátio e
fazer uma entrada para controlar o acesso de pessoas a ela; no meio
destas, pessoas que passavam diretamente para a plataforma e não
pagavam as passagens. O fechamento resolvia, ou pelo menos melhorava
muito, a situação.
Em 1939, foi entregue um novo prédio para a estação. Possivelmente, uma ampliação do prédio anterior com modificação dos torreões, que passaram de triangulares para arcos.
Com a retificação da linha na região de Avaré,
em 1953, desativou-se a estação de 1939 e inaugurou-se uma
nova no lado sul da cidade, para onde os trilhos foram
transferidos.
Mais tarde, no leito por onde passavam os trilhos, construiu-se uma
avenida, mas grande parte da vila ferroviária foi conservada e está
lá até hoje.
A estação, em 2010, não estava bem conservada,
estava parcialmente descaracterizada no lado da plataforma
de embarque, e estava ocupada em parte por uma academia de esportes.
Em 8 de novembro de 2011, pegou fogo. O incêndio conseguiu ser
controlado, mas ela já estava abandonada então. Em setembro de 2018, a estação, fechada, estava também totalmente abandonada.
(Veja também AVARÉ-NOVA)
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adriano Martins)
1889
AO LADO: Avaré - então chamada de Rio Novo - estava ansiosa pela chegada da linha vinda de Botucatu e pela estação de trem. Seguir-se-iam ainda sete anos ainda para tal acontecer (A Provincia
de S. Paulo, 4/4/1889). |
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1895
AO LADO: Passaram-se 6 anos desde a promessa feita em 1889 de que a estação iria ser inaugurada nesse ano mesmo, pouco depois da de Itapetiniga, em outro ramal. Porem, somente se-lo-ia em 1896 (O Estado
de S. Paulo, 10/5/1895). |
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ACIMA: Em 1896, a estação ferroviaria, sete meses depois de sua inauguração, já era muitas vezes o centro das atenções das pessoas mais famosas - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo,
5/12/1896).
1897
AO LADO: Aqui ele estará saindo da agencia dos correios ou da estação ferroviaria? (O Estado
de S. Paulo, 22/2/1897). |
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ACIMA: Chegada de Scretários de Estado à estação de Avaré em 1912 (Foto de SAturnino Gonçalves, da revista Illustração Paulista).
1926
AO LADO: Inaugurações
de melhorias na estação de Avaré (O Estado
de S. Paulo, 14/9/1926).
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1927
AO LADO: Aprovação para mais obras na estação de Avaré (O Estado
de S. Paulo, 3/8/1927). |
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ACIMA: Trem sanitário em frente à
estação de Avaré em agosto de 1932, durante
a revolução; Notar os dois torreões da estação
aparecendo acima dos carros: "Em meio aos combates da Revolução
Constitucionalista, um trem sanitário parou na cidade. A histórica
fotográfica mostra de terno e chapéu pretos, o médico José Bastos
Cruz, o Doutor Zezé, ex-prefeito e futuro deputado, entre dirigentes
locais e soldados das tropas voluntárias que lutaram na chamada Guerra
Paulista. Felizmente, ninguém de Avaré pereceu nesse conflito"
(Texto: Gesiel Júnior. Foto: autor desconhecido).
1934
AO LADO: Descarrilamento em Avaré (O Estado
de S. Paulo, 14/1/1934). |
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Reforma no abastecimento de água; aumento
no escritório da Residência; demolição
da privada da estação
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ACIMA: Granizo no pátio da estação de
Avaré, após o temporal que caiu sobre a cidade em novembro
de 1938 (O Estado de S. Paulo, 25/11/1938).
ACIMA:
Na estação de Avaré, anos 1930 (Autor
desconhecido).
ACIMA: mapa da região central de Avaré
em junho de 1939, com a estação e triângulo
de reversão (Acervo Instituto Geográfico e Cartográfico
de São Paulo).
ACIMA: Sobre a estação de Avaré em 1940 (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA MAIOR E INTEIRA) (O Estado de S. Paulo, 21/1/1940).
ACIMA: A linha passa por Avaré,
ao norte da zona urbana em 1945 (Mapa do IGCESP, Acervo Ralph
Mennucci Giesbrecht).
ACIMA: A linha ainda passando pela velha estação de Avaré em 1953 (Autor desconhecido).
2004
AO LADO: Detalhe da estação (Foto
Ana Giesbrecht, 2004).
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2004
AO LADO: Casa de turma próxima
(Foto Ana Giesbrecht, 2004).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Ana Maria Giesbrecht; Daniel Gentili; Gesiel Júnior; Adriano Martins;
Cesar Sacco; Flavio Cavalcanti; O Estado de S. Paulo,
1926, 1938, 1953, 1956 e 1958; Joaquim Vieira Ferreira Sobrinho: Studio
Geografico, 1909; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1890-1969;
IGCESP; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Avaré em 1910. Studio Geografico,
1910 |
A estação de Avaré em 1914. Autor desconhecido |
Prédio antigo da estação de Avaré,
sem data. Foto dos arquivos do Museu de Jundiaí |
A velha estação, talvez anos 1930. Autor desconhecido |
A estação de Avaré, provavelmente anos
1930. Foto enviada por Cesar Sacco |
A fachada da estação, em 1941; já era o segundo prédio.
Acervo Flavio Cavalcanti |
A estação em 1951. Foto Batochio |
Fachada da antiga estação, em 25/06/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A fachada, de outro ângulo (25/06/2000). Foto Ralph M.
Giesbrecht |
Antiga plataforma de Avaré (25/06/2000). Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em 9/2010. Foto Adriano Martins |
A estação abandonada em 4/9/2018. Foto Cesar Lima |
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Atualização:
09.01.2023
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