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Great Western (1912-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
QUEBRANGULO
Município de Quebrangulo, AL |
Ramal de Colégio - km 418
(1960) |
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AL-3165 |
Altitude: 242 m |
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Inauguração: 14.12.1912 |
Uso atual: em pé - uso desconhecido
(2023) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal do Colégio, que somente tomou este nome quando atingiu
a estação de Porto Real do Colégio em 1950, foi
aberto aos poucos a partir da estação de Lourenço
de Albuquerque, na linha Recife-Maceió da Great Western. Em
1884 estava em Urupema, em 1891 avançou até Viçosa,
em 1912 em Quebrangulo. Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios,
para somente 14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio
São Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de
Propriá no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando
a passagem dos trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000,
a queda de uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até
2007, quando se começou a fazer a recuperação
do ramal pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os
trens de passageiros não existem mais desde por volta de 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Quebrangulo (e não Quebrângulo) foi
inaugurada em 1912 (ou 1913)? As datas aparecem em duas edições da revista (Brazil Ferrovias, números 34 e 38, respectivamente em 14/12//1912 e 31/1/1913).
"Temos comunicação de ter sido aberto ao tráfego
o trecho da linha férrea de Quebrangulo ao quilômetro
44 do prolongamento de Viçosa a Palmeira dos Índios,
no Estado de Alagoas" (Brazil Ferro-Carril, 31/01/1913).
A notícia não é clara; não se sabe se
ela está informando que apenas dois quilômetros de linha
foram abertos além da estação de Quebrangulo,
pois esta distava 42 km de Viçosa.
E a estação tem a data oficial de inauguração (ver topo desta página),
realmente, um mês antes da data da edição da revista (janeiro de 1912).
De qualquer forma, ali ficou o ramal de Colégio estacionado
durante dezoito anos; somente em 1930 foi aberto mais um curto trecho
até Anum, estação 21 quilômetros
à frente. A eclosão da Guerra na Europa e a serra que
teria de galgar à frente determinaram a paralisação
da obra do prolongamento por anos.
Em 2007, a estação era moradia: "O sem-teto
Manoel de Oliveira, 39, e sua esposa, Maria do
Amparo Oliveira, são os "donos" da estação ferroviária de Quebrangulo.
O prédio histórico, edificado no início do século
passado, está caindo aos pedaços, mas tem cerca com arame farpado
ao seu redor. A proteção contra possíveis invasores serve de varal
para Maria do Amparo, mãe de sete filhos e dependente da Bolsa Família
do governo federal" (Gazeta, 14/10/2007).
Em junho de 2010, nova enchente arrasou a cidade e destruiu a
linha.
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1922
ABAIXO: Acidente próximo a Quebrangulo (O Estado de S. Paulo, 20/7/1922). |
ACIMA:
A estação de Quebrangulo fica(va) na sede do município
de mesmo nome. (IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. n, 1960).
A cidade de Quebrangulo,
terra de Graciliano Ramos, foi em grande parte destruída
por uma enchente do rio Paraíba no dia 19 de junho de
2010. Mais de 700 casas, inclusive a construção
mais antiga da cidade, de 140 anos de idade e que era ocupada
por uma creche foram totalmente arrasadas. A estação,
apesar de não ter sido comentado nas reportagens e videos
sobre a catástrofe, nem foi mencionada - mas ao que tudo
indica foi, ao menos parcialmente, destruída. A linha
foi arrancada em diversos pontos. A ponte ferroviária
de 1912, que não era usada há dez anos, foi levada
pelas águas. Aliás, segundo falou o prefeito,
foi ela, que, baixa e com apenas dois vãos, teria represado
as águas e com isso, dividido o leito do rio em três
imensos caudais que invadiram a cidade de 12.500 habitantes,
1/3 deles desabrigados. |
2010
AO LADO: Enchente
arrasa a linha na cidade
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ACIMA: A estação de Quebrangulo,
o pátio, sem desvios, e a cidade por trás, em foto de
2010 (antes da enchente de junho) (Foto Diógenes Braga).
ACIMA: A estação em 2017. Note-se os trilhos ainda
encurvados pela enchente de 2010 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação em duas fotos de Claudio Vitoriano em 2023.
(Fontes: Claudio Vitoriano Rocha; Diógenes
Braga; www.escritoresalagoanos.com.br; UOL Notícias,
28/6/2010; Estevão Pinto: História de uma Estrada de
Ferro no Nordeste, 1949; Brazil Ferro-Carril, 31/01/1913; jornal Gazeta
14/10/2007; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. n, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Quebrangulo em 2007. Foto Claudio
Vitoriano |
A estação de Quebrangulo em 2007. Foto Claudio
Vitoriano |
A estação em 2009. www.
escritoresalagoanos.com.br |
A estação de Quebrangulo em 17/12/2020. Foto Rodrigo Henrique |
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Atualização:
18.09.2023
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