HISTORICO DO RAMAL DO COLÉGIO: O ramal do Colégio, que
somente tomou este nome quando atingiu a estação de
Porto Real do Colégio em 1950, foi aberto aos poucos a partir
da estação de Lourenço de Albuquerque, na linha
Recife-Maceió da Great Western. Em 1884 estava em Urupema,
em 1891 avançou até Viçosa, em 1912 em Quebrangulo.
Somente em 1933 chegou a Palmeira dos índios, para somente
14 anos depois recomeçar a sua marcha para o rio São
Francisco, onde chegou em 1950. A ponte com a cidade de Propriá
no Sergipe somente foi entregue em 1972, facilitando a passagem dos
trens, que antes passavam por barcos e balsas. Em 2000, a queda de
uma ponte e de barreiras no ramal o interromperam até 2007,
quando se começou a fazer a recuperação do ramal
pela CFN, concessionária do trecho desde 1997. Os trens de
passageiros não existem mais desde por volta de 1980.
HISTÓRICO DA LINHA SUL: A linha Sul, ou Recife-Maceió,
é uma junção de três ferrovias: a E. F.
Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda
ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre
1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre
1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A
primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz
(hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió.
Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou
a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última,
unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60
m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou
a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste
(RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957
e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha.
|