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E. F. do Amapá
(1957-2015) |
PEDRA
BRANCA
Município de Pedra Branca do Amapari,
AP |
Linha-tronco - km 178 (2015) |
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AP-4549 |
Altitude: 74,974 m |
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Inauguração: 1957 |
Uso atual: fechada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. do
Amapá foi aberta em 1957 ligando a capital do então
Território Federal do Amapá a Serra do Navio. É
desde então uma ferrovia isolada, que não tem qualquer
entroncamento com outras ferrovias brasileiras. Além disso,
é uma das raríssimas ferrovias em solo brasileiro com
bitola standard (1,44 m). Fechou para trens de passageiros e cargueiros em março de 2015 e desde então está abandonada. |
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A ESTAÇÃO: O estribo Pedra
Branca foi inaugurado após a abertura da linha em 1957.
Em 1963, ela já constava no Guia Levi ainda como um estribo.
"Chegamos a Pedra Branca, no município de Pedra Branca do
Amapari, situado às margens do respectivo rio. Há uma ponte
logo após esta estação. Ela é a maior das cinco
pontes da ferrovia, com cerca de 219 metros de extensão. Já
a estação é bem cuidada e simples. Suas plataformas, como a maioria
das existentes na ferrovia, são baixas como as da era do usado na
era do vapor. É mais um piso sob o telhado do que uma plataforma propriamente
dita. Esta estação é a única que ampliou tal piso cerca de 50 metros
para cada lado do telheiro ao longo da linha. O terreno ali parece
ser transformar em lama facilmente na época das chuvas, talvez aí
a razão da obra. Mas, o fato é que Pedra Branca apresenta o melhor
aspecto entre as paradas e estações da ferrovia. Uma grande placa
informa que a prefeitura local está fazendo obras na região. Ali há
um desvio sem saída à esquerda, onde uma rampa no final do mesmo indica
ser local de carregamento feito à partir de caminhões"
(Pedro Paulo Rezende, 1/1999).
Em março de 2015, a ferrovia parou de funcionar. Depois disso, ainda não houve nenhum sinal de
reativação.
ACIMA: A ponte sobre o rio Amapari fica próxima a estação. Ela também é utilizada para travessia de veículos, inclusive caminhões de uma mineradora e por isto é forrada de madeira entre os trilhos (Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018).
ACIMA: Leito da E. F. Amapá em Pedra Branca (Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018).
(Fontes: Eduardo Margarit; Pedro Paulo Rezende; Portal G1; Guias Levi, 1955-80)
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A plataforma da estação em 2008. Autor desconhecido |
A estação de Pedra Branca em abtil de 2015. Foto
Portal G1 |
Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018 |
A estação abandonada. Foto Eduardo Margarit em outubro de 2018 |
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Atualização:
04.11.2018
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