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Frigorífico
Barretos
Amoreira
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1909-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BARRETOS
Município de Barretos, SP |
Linha-tronco - km 452,930 (1958) |
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SP-0995 |
Altitude: 518,234 m |
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Inauguração: 25.05.1909 |
Uso atual: Centro Cultural (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março
de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barretos foi inaugurada em 1909, ainda na linha-tronco de
bitola métrica da Paulista, que vinha então desde Rio Claro.
Permaneceu como ponta de linha até 1926, quando a estação seguinte,
Alberto Moreira, foi aberta.
Em 1926, com a passagem da linha de 1,60 m, o prédio antigo foi substituído
pelo atual. O prédio antigo ainda sobrevivia isolado em 2021, já que foi construído em local diferente.
"Eu ia com meu pai para Barretos quase toda semana, para comprar
boi para o frigorífico. Embarcávamos na Luz, lá pelas oito da noite,
e chegávamos na manhã do dia seguinte a Barretos. Isto lá por volta
de 1959, 60, quando eu tinha oito anos" (Alexandre Eder, junho
de 1999).
"Morei em Barretos entre 1961 e 1965 na casa
13 da Colonia Paulista. Meu pai era chefe substituto na escala para
Amoreira, Continental, Adolfo Pinto, Colombia e
Palmar. Muitas vezes o acompanhei neste trajeto.
Em inicio de 1966 mudamos para Palmar, ele como chefe titular da estação"
(Carlos Ronaldo Lopes, agosto de 2008).
A estação serviu aos trens de passageiros até março de 1998, quando
foram suprimidos pela Fepasa. Os trens que seguiam para além de Barretos
foram suprimidos bem antes, no início de 1978; eles faziam
o trajeto até Colombia, ida e volta, trens mistos com
composição própria. Sempre foi assim até
o final. Porém, mesmo na época em que ainda havia trens
de passageiros, já se discutia o arrancamento dos trilhos do
centro da cidade, porque "atrapalhavam o trânsito":
uma reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo espelhava
bem isso (OESP, 7/12/1986).
Em 1996, um artigo no mesmo jornal (OESP, 15/8/1996) falava
que o trem era uma alternativa de viagem para o rodeio anual de Barretos,
talvez o mais famoso do Brasil. Era raro na época recomendar-se
viagens nos poucos trens paulistas que ainda existiam.
Os trens de passageiros acabaram em março de 2001 e, em março
de 2002, os poucos trens cargueiros já passavam a correr por
uma variante inaugurada a leste da cidade, por onde seguem diretamente
de Colina para Colombia. A variante começava
logo após o antigo pátio da estação de
Frigorífico e termina na estação de Barretos-nova,
que fica onde a variante encontra a linha antiga, que segue para Colombia,
pouco antes da estação de Amoreira.
A estação antiga ainda funcionou como tal até
2003, tendo duas ou três salas reservadas para funcionários responsáveis
pelas manobras dos trens de carga. A linha velha foi arrancada apenas
em 2004, depois do fechamento da estação e sua reforma,
que a transformou em um centro de assistência para adolescentes
carentes. Logo depois, entretanto, acabou com tudo e começaram
as obras de restauração: uma avenida foi construída
em volta dela. Em 2016, um centro cultural foi aberto com a estação
totalmente restaurada.
(Veja também BARRETOS-NOVA)
ACIMA: Estação original de Barretos em 1911. Autoridades do governo de São Paulo chegam pelo trem da Cia. Paulista para serem conduzidos pelos tílburis para a cidade onde visitariam o novo frigorífico - que dpois ganharia estação própria (Foto Revista Illustração Paulista, edição de 1911).
ACIMA: Estação original de Barretos em 1923 (Instituto Moraes
Salles).
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1949
À ESQUERDA: Aumento no múmero de trens-leitos
para Barretos (Folha da Manhã, 26/1/1949).
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ACIMA: Locomotiva da FEPASA no pátio
da estação de Barretos em 1970 (Foto Guido Mota).
ACIMA: A velha reclamação contra as ferrovias leva a Prefeitura a estudar a retirada dos trilhos do ventro da cidade em 1986. Tal mudança deu-se apenas em 2002, 22 anos mais tarde - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 07/12/1986).
ACIMA: Trem da FEPASA na estação
de Barretos em 28/1/1990 (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: A festa anual dos oeões boiadeiros já existia em 1996 e o trem levava até lá - CLIQUE SOBRE A FIGURA ACIMA PARA VER TODA A REPORTAGEM SOBRE A FESTA (O Estado de S. Paulo , 15/08/1996).
ACIMA: Retirada dos trilhos em Barretos nos anos 2010 (Autor desconhecido).
ACIMA: O antigo hall da estação em 15/7/2020 (Foto Britto).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1909 a 1998.
No trecho Rincão-Barretos, a via era servida somente
a diesel ou vapor. Havia troca de locomotivas em Rincão.
Ao lado, o trem na estação de Pitangueiras, possivelmente
anos 1950. Veja aqui horários
em maio de 1968 (Guias Levi). |
Veja mais fotos da
estação restaurada
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Carlos Roberto de Almeida; Guido Mota; Alexandre Eder; Carlos Ronaldo
Lopes; Henrique Pedro Soares dos Santos; Rodrigo Cabredo; Leonardo
Bloomfield; Filemon Peres; Paulo Cury; Folha da Manhã, 1949;
O Estado de S. Paulo, 1976 e 1996; Cia. Paulista: relatórios
anuais, 1900-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1918, então ponto terminal
da linha, e com o prédio original. Foto Filemon Peres |
Da plataforma da estação de Barretos, não
visível na foto, sai o trem da Paulista para São
Paulo em 23/02/1953. Foto Leonardo Bloomfield |
Na plataforma da estação, em 1985, a G-12 cargueira
da Fepasa. Foto Paulo Cury |
Plataforma de Barretos em 1986. Foto Paulo Cury |
Plataforma da estação em 29/12/1999. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Em 29/12/1999, a fachada da estação de Barretos.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Em 29/12/1999, outro aspecto da fachada da estação
de Barretos. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Estação de Barretos, em 10/2001. Foto Rodrigo
Cabredo |
A estação em 01/2007. Foto Henrique Pedro Soares
dos Santos |
A estação de Barretos em maio de 2008. Foto Henrique
Pedro |
A estação de Barretos pronta depois da restauração
em agosto de 2008. Foto Ricardo Anacleto |
A estação em 27/5/2017. Foto Rafael Asquini |
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Atualização:
10.01.2023
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