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VXY Mogiana em MG
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Rio Claro
Batovi
Camaquã
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1916-1971)
FEPASA (1971-1980)
BATOVI
Município de Rio Claro, SP
Linha-tronco - km 143,135 (1958)   SP-0988
Altitude: 547 m   Inauguração: 01.06.1916
Uso atual: posto de correios e subprefeitura local (2023)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1916
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos anos apenas no trecho Campinas-Araraquara.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Batovi foi inaugurada em 1916 e era a primeira estação da linha "nova" da Paulista, que surgiu com a retificação que eliminou o trecho do Cuzcuzeiro. Em volta dela se formou um pequeno bairro que existe até hoje.

A estação, entretanto, foi desativada em 1980, com a construção da variante Santa Gertrudes-Itirapina, ficando o
prédio sem trilhos.

Em 2016 servia
como centro esportivo. Em 2023, o prédio estava bastante bem conservado, sendo utilizado agora como posto de correios e também como sede da subprefeitura do local.

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE (gentileza Adalberto Gaib) (Veja também BATOVI-NOVA)


(ACIMA: A estação em 10/9/2023. Foto: Murici Tondato.

Segundo Tasso Campos, "a esplanada de Batovi era grande porque era lá que se 'quebravam' os trens de carga para refazê-los em Itirapina e vice-versa (a subida era pesada). Havia um tráfego muito intenso nesse trecho e com muitos cruzamentos, por causa dessa limitação de tração entre Batovi e Itirapina" (depoimento em janeiro de 2013).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 1998 e 2003; Murici Tondato, 2023; Tasso Campos, 2013; Jônatas Camargo, 2010 e 2016; Adalberto Gaib; Wilson de Santis Jr, 2001.; Cia. Paulista: Relatórios anuais, 1872-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em construção, em 1916. Foto do Álbum da Paulista, 1916

A estação em 1918. Foto do álbum dos 50 anos da Cia. Paulista

Em 10/01/1998, o centro de esportes... Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr.

A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr.

A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr.

A estação em 23/2/2010. Foto Jônatas Camargo

A estação em 5/3/2016. Foto Jonatas de Camargo

A estação em 10/9/2023. Foto Murici Tondato
     
Atualização: 11.09.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.