|
 |
...
Rio Claro
Batovi
Camaquã
...

Tronco CP-1935
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
...
|
 |
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1916-1971)
FEPASA (1971-1980) |
BATOVI
Município de Rio Claro, SP |
Linha-tronco - km 143,135 (1958) |
|
SP-0988 |
Altitude: 547 m |
|
Inauguração: 01.06.1916 |
Uso atual: centro esportivo (2003) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1916 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho, Jundiaí-Campinas,
em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro, em 1876, e depois
continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense, em 1892. Prosseguiu
por sua linha, depois de expandi-la para bitola larga, até São Carlos
(1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção leste da São Paulo-Goiaz
(1927), expandiu a bitola larga por suas linhas, atravessando o rio
Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de volta até Bebedouro (1929),
chegando finalmente a Colômbia, no rio Grande (1930), onde estacionou.
Em 1971, a FEPASA passou a controlar a linha. Trens de passageiros
trafegaram pela linha até março de 2001, nos últimos
anos apenas no trecho Campinas-Araraquara. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Batovi foi inaugurada em 1916 e era a primeira estação da
linha "nova" da Paulista, que surgiu com a retificação
que eliminou o trecho do Cuzcuzeiro. Em volta dela se formou
um pequeno bairro que existe até hoje.
A estação, entretanto, foi desativada em 1980, com a construção da
variante Santa Gertrudes-Itirapina, ficando o prédio
sem trilhos.
Em 2016 servia como centro esportivo.
CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(gentileza Adalberto Gaib) (Veja
também BATOVI-NOVA)
Segundo Tasso Campos, "a esplanada de
Batovi era grande porque era lá que se 'quebravam' os trens
de carga para refazê-los em Itirapina e vice-versa (a
subida era pesada). Havia um tráfego muito intenso nesse trecho
e com muitos cruzamentos, por causa dessa limitação de tração
entre Batovi e Itirapina" (depoimento em janeiro de 2013).
|
|
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Tasso
Campos; Jônatas Camargo; Adalberto Gaib; Wilson de Santis Jr.; Cia.
Paulista: Relatórios anuais, 1872-1969;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|

A estação em construção, em 1916.
Foto do Álbum da Paulista, 1916 |

A estação em 1918. Foto do álbum dos 50
anos da Cia. Paulista |

Em 10/01/1998, o centro de esportes... Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com
as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr. |

A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com
as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr. |

A estação de Batovi, em 03/2001, repintada com
as cores originais. Foto Wilson de Santis Jr. |

A estação em 23/2/2010. Foto Jônatas Camargo |

A estação em 5/3/2016. Foto Jonatas de Camargo |
|
|
|
|
|
Atualização:
31.10.2016
|
|