|
|
...
Ponte
Belas Artes
Cibratel
...
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(? -1971)
FEPASA (1971-1998) |
BELAS
ARTES (PARADA)
Município de Itanhaém, SP |
Ramal de Juquiá - km |
|
SP-1016 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Belas
Artes, sem data encontrada para a sua abertura, era uma parada
localizada nesse bairro. Nunca foi citada nos relatórios da Sorocabana.
Nada sobra dela além da plataforma, escondida no mato. |
|
|
|
Parada de Belas Artes, em 03/01/2003. Foto Paulo Szabadi |
Parada de Belas Artes, em 03/01/2003. Foto Paulo Szabadi |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
10.01.2014
|
|