|
|
...
Itanhaém
Ponte
Belas Artes
...
ramal de Juquiá-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
Southern São
Paulo Railway (n/d-1927)
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PONTE
Município de Itanhaém, SP |
Ramal de Juquiá - km |
|
SP-4652 |
Altitude: - |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1956 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha
seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando
enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003,
quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira.
O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou
a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: A parada de Ponte
foi inaugurada em data ignorada. "Entre as estações de Itanhaém
e de Belas Artes, havia uma parada chamada "Ponte", logo após a ponte
sobre o Rio Itanhaém, sentido Peruíbe. Como nossa casa localiza-se
próximo à ponte, lado cidade, desembarcávamos do trem vindo de SP
sempre nesta parada, pois era só atravessar a ponte e estávamos em
casa. Essa viagem durava cerca de 6 horas, com o trem saindo perto
das 6 hs da manhã da Estação Julio Prestes, em SP, e chegando na "Ponte"
em torno do ½ dia. Quando comprávamos a passagem, para que pudéssemos
prossegir até a "Ponte" tínhamos que comprar para a estação de Camburiu.
Se comprássemos para a de Itanhaém, tínhamos que descer na estação
do centro" (Marcos Virgínio Pasini, 10/1/2014).
|
TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta parada em um período
que não se pode dimensionar. Na foto, trem do ramal em
Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1963 (Guias Levi). |
(Fontes: Marcos Virgínio Pasini; Nilson Rodrigues;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Plataforma da antiga parada, coberta de mato em 17/9/2015. Foto
Nilson Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
18.09.2015
|
|