A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Itanhaém
Ponte
Belas Artes
...

ramal de Juquiá-1980
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Southern São Paulo Railway (n/d-1927)
E. F. Sorocabana (1927-1971)
FEPASA (1971-1998)
PONTE
Município de Itanhaém, SP
Ramal de Juquiá - km   SP-4652
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1956
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: A parada de Ponte foi inaugurada em data ignorada. "Entre as estações de Itanhaém e de Belas Artes, havia uma parada chamada "Ponte", logo após a ponte sobre o Rio Itanhaém, sentido Peruíbe. Como nossa casa localiza-se próximo à ponte, lado cidade, desembarcávamos do trem vindo de SP sempre nesta parada, pois era só atravessar a ponte e estávamos em casa. Essa viagem durava cerca de 6 horas, com o trem saindo perto das 6 hs da manhã da Estação Julio Prestes, em SP, e chegando na "Ponte" em torno do ½ dia. Quando comprávamos a passagem, para que pudéssemos prossegir até a "Ponte" tínhamos que comprar para a estação de Camburiu. Se comprássemos para a de Itanhaém, tínhamos que descer na estação do centro" (Marcos Virgínio Pasini, 10/1/2014).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta parada em um período que não se pode dimensionar. Na foto, trem do ramal em Suarão (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Marcos Virgínio Pasini; Nilson Rodrigues; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Plataforma da antiga parada, coberta de mato em 17/9/2015. Foto Nilson Rodrigues

     
Atualização: 18.09.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.