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Iperó - tronco EFS
Bela Vista
Guilherme Wendell
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ramal de Itararé-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(n/d-1971)
FEPASA (1971-1998) |
BELA
VISTA
Município de Iperó, SP |
Ramal de Itararé - km |
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SP-1014 |
Altitude: |
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Inauguração: 1928 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva,
mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km.
Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada
chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa
de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de
Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação
e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951,
a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga
e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto.
Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse,
outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região
de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois
que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990.
Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar,
desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções,
funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé
teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí,
Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob
a administração da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A pequena parada
de Bela Vista se situava dentro do horto florestal do mesmo
nome, pertencente à Sorocabana. Atendia basicamente aos funcionários
do horto, e teria sido apenas uma plataforma com cobertura.
O horto e o complexo industrial foram abertos em 1928 pela Sorocabana, época da entrega da duplicação retificação do ramal (até Itapetininga) Ali se construiu um local para fabricação de tijolos, telhas FBV e tratamento de dormentes da EFS.
O complexo todo em 2020 se encontrava em ruínas. Também a vila, capela já demolida, guaritas, desvios, plataforma da Parada Bela Vista.
A estação foi desativada
antes de 1986; nessa época, a cobertura já não existia. O nome
não aparecia nos guias de horários, nem no Guia Geral
das Estradas de Ferro de 1960. Sempre foi uma parada usada apenas pelos funcionários e moradores da vila.
A plataforma ainda existia em 2015,
coberta de mato, bem como a placa enferrujada.
ACIMA: A vila operária de Bela Vista (Autor e data deswconhecidos).
ACIMA: Desvio para o horto da Bela Vista (Autor e data deswconhecidos).
ACIMA: Desvio para o horto da Bela Vista (Autor e data deswconhecidos).
ACIMA: O matagal por onde se embrenham os poucos cargueiros que seguiam passando perto da parada em 2016 (Foto Carlos R. Almeida, 20/3/1016).
(Fontes: Adriano Martins; E.
F. Sorocabana: relatórios anuais, 1920-69; Guia Geral das
Estradas de Ferro, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Placa da estação de Bela Vista, em 09/2002. Foto
Adriano Martins |
Plataforma da parada de Bela Vista, em 09/2002. Foto Adriano
Martins |
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Atualização:
11.04.2020
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