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São Roque
Britador
Mairinque
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana
(1927-1951) |
BRITADOR
Município de São Roque, SP |
Linha-tronco - km 65,147 (1934) |
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SP-1030 |
Altitude: 797,500 m |
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Inauguração: 01.05.1927 |
Uso atual: aparentemente demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Aberta
em 1927 como posto km 68, passou a ser chamada logo a seguir
de posto Britador. Um ano antes, havia sido fechado o posto
de Rangel Pestana, bastante próximo e que havia funcionado
por apenas seis anos.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico categoria
B (*).
Há uma citação no Guia Levi de julho de
1940, página 125: "O trem SU 16 (um dos subúrbios
da Sorocabana na época) pára em Britador".
A parada sobreviveu até 1951, quando foi extinta. Atendia basicamente
à pedreira da Sorocabana que existia ali.
A estação não foi localizada. Sem fotos.
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria B ficaram pertencendo os
postos onde havia somente serviço de trens, emissão
de CT-11 ou B-1 e B-2, recebimento de despachos de bagagens,
encommendas e mercadorias com frete a pagar, tudo calculado
pela distancia das estações collateraes respectivas".
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(Fontes: E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1900-69; Guia Levi, 1940; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
15.07.2020
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