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E. F. Sorocabana
(1929-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
ROQUE
Município de São Roque, SP |
Linha-tronco - km 63,338 (1934) |
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SP-0365 |
Altitude: 797,500 m |
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Inauguração: 1928 |
Uso atual: abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
atual de São Roque foi aberta em 1928, substituindo
a estação antiga colocada fora dos trilhos com a retificação
da linha.
Na estação existia um bar (ver mais abaixo). "Na
plataforma havia um bar que além do tradicional, vendia os vinhos
produzidos na região. Então a torcida era para que o trem chegasse
com alguns minutos antes do horário para que pudesse sobrar algum
tempo para as compras" (Carlos R. Almeida, 09/2006).
Seria esta o mesmo bar dos anos 1950, que Carlos conheceu
nos anos 1970 e 1980?
A estação teria sido fechada em 1976. Depois, chegou
a funcionar durante os dias de semana, permanecendo fechada nos finais
de semana.
Nos anos 1990, foi sendo gradativamente abandonada, e funcionava em
1998 apenas como plataforma de embarque.
"Sempre que voltava de Itapetininga aos domingos, vinha com
o P2 até Iperó e a partir desta, com o N4 (trem procedente de Maringá).
Como a última parada antes de Julio Prestes era São Roque, desembarcava
ali e aguardava o Toshiba que saia logo a seguir. Praticamente, entre
20 e 40% dos passageiros desciam em São Roque. O TUE ficava estacionado
num desvio que existia na antiga estação e, assim que o N4 partia,
ele encostava, pegava os passageiros e partia com destino a São Paulo.
A estação tinha um bar bem abastecido especialmente
com os vinhos produzidos na região. Era bastante movimentado até sua
desativação em 1976/77. Na década de 1980, com os poucos trens remanescentes,
uma senhora certa vez fez alguns pastéis e foi até a estação vender
aos passageiros. No inicio ela vinha com cerca de 20 pastéis para
vender aos passageiros do PS1. Depois de algum tempo, virou mania
e ela precisou de ajuda. Num piscar de olhos as duas sacolas cheias
de pastéis acabavam. E ela passou a vender também ao pessoal do PS3
que chegava no final do dia" (Carlos Roberto de Almeida,
11/10/2011).
Com a supressão dos trens de passageiros em janeiro de 1999,
o prédio da estação foi restaurado e ocupado
pela Polícia. Há alguns anos ela foi toda reformada
pela prefeitura que esperava que um Expresso Turistico chegasse à
cidade, porém tal não aconteceu e o projeto foi engavetado pela CPTM.
Em 2013, a estação estava aberta ao relento para visitação sem ninguém
vigiando o lugar. (Veja também SÃO
ROQUE-VELHA)
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Fechamento do patio (com cerca) para cobrança
de ingressos; modificação no encanamento da
estação
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ACIMA:
Anúncio do bar da estação de São Roque
(Guia Oficial da E. F. Sorocabana, 2o semestre 1953).
ACIMA: A estação (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Ao fundo, o trem, aparentemente o subúrbio São Paulo-Mairinque
apelidado então de "Caveirão", passa entre
os morros em 1960 (Foto Tibor Jablonsky).
ACIMA: A estação de São
Roque em 1979 (Foto José Carlos Ribeiro).
ACIMA: O quase final da estação de São Roque em 1992. Quanto tempo ainda demoraria este descaso? Provavelmente até 1998, quando o trem da CPTM pararia de rodar entre Itapevi e Mairinque. Depois, seria o abandono total que perdura até os dias de hoje (O Estado de S. Paulo, 29/8/1992)
ACIMA: O
trem de passageiros não passava mais desde 1998, mas havia sempre alguém
esperando algo nas plataformas destelhadas - cerca de 2010 (Foto Adriano Vieira Domingues).
(Fontes: Ralph M.
Giesbrecht, pesquisa local; José Carlos Ribeiro; Ricardo Corte;
Adriano Vieira Domingues; Milton Diniz; Carlos R. Almeida; Kenzo Sasaoka;
Ricardo Koracsony; Otavio Barros; Tibor Jablonsky;
E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1872-1969; E. F. Sorocabana:
Guia oficial, 2o sem. 1953; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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São Roque em 1976 - Foto Adalberto Garcia Benites |
Outro aspecto da estação, em 20/02/1998. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma da estação de São Roque, com
duas coberturas, em 20/02/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação abandonada e pichada em 20/02/1998.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, reformada, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka |
A estação, reformada, em 08/2001. Foto Kenzo Sasaoka |
Chegando à estação... Foto Ricardo Koracsony,
em 09/2002 |
A fachada da estação em 05/2008. Foto Otavio Barros |
A estação em 2010. Foto Milton Diniz |
A estação em 9/2012. Foto Ricardo Corte |
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Atualização:
31.12.2021
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