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Piracicaba
Barão de Rezende
Montana
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seção Ituana - 1935
IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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Sorocabana Railway
(1913-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1966) |
BARÃO
DE REZENDE
Município de Piracicaba, SP |
Ramal de Piracicaba - km 240,561 |
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SP-1024 |
Altitude: 518 m |
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Inauguração: 01.12.1913 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1913 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Piracicaba foi construído pela Cia. Ituana a partir de 1873, partindo
da estação de Itaici, na linha, também da Ituana, entre Jundiaí e
Itu. Em 1892, houve a fusão com a Sorocabana, formando a Cia. União
Sorocabana e Ytuana (CUSY). Em 1893 o ramal chegou a São Pedro, ponto
terminal, 58 km à frente de Piracicaba, onde havia chegado em 1877.
A Ituana foi definitivamente incorporada pela Sorocabana em 1905,
com a compra da CUSY pelo grupo americano de Percival Farquar. O ramal
- algumas vezes chamado também de ramal de São Pedro - teve
o trecho final, entre Piracicaba e São Pedro, suprimido para
trens de passageiros em 1966 e seus trilhos foram retirados em 1980.
Até esta época, ainda seguiam cargas para a Usina Costa
Pinto e para a Dedini. O tráfego de passageiros entre Itaici e Piracicaba
acabou em 15/2/1977, último dia de circulação
e cinco dias antes do centenário da linha, enquanto trens de
carga continuaram trafegando cada vez menos até meados dos anos 1980.
Por volta de 1990, os trilhos, já abandonados, foram retirados pela
agora FEPASA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barão de Rezende foi inaugurada em dezembro de 1913,
dando origem ao bairro de Vila Resende. "Autorizada
pelo Sr. Secretário da Agricultura do Estado de S. Paulo, a
Sorocabana vai abrir ao tráfego público a estação
'Barão de Rezende', situada na Seção Ituana,
kilometro 246, a contar de São Paulo, via Mayrink. Foram também
aprovadas as tabelas de distância e de preços de passagens
correspondentes à mesma estação" (*Revista
Brazil Ferro-Carril, 30/11/1913).
Na verdade, parece, pelos artigos que se lia à época
da estação ainda ativa, que a estação
era popularmente conhecida pelo nome do bairro, ou seja, Vila Resende.
A sua construção foi anunciada em maio de 1912, juntamente
com a construção do Matadouro Modelo de Piracicaba,
obra grandiosa e moderna para a época e que, parece, teria
sido o real motivo da abertura dessa estação, visto
situar-se não muito longe desse ponto. Pela estação passava
um ramal de bitola métrica, de cerca de 30 km, pertencente ao Engenho
Central (que por sua vez era um dos seis engenhos existentes no
Brasil da empresa francesa Societé Sucreries Bresiliennes),
para o transporte de cana e derivados, e que se estendia desde a sede
do Engenho Central, a oeste da ponte ferroviária e na margem
direita do rio Piracicaba, margeando a linha da Sorocabana a leste
desta, passando pela estação e continuando paralela
à linha principal até a estação de Chave
(Montana), onde fazia uma curva para a direita, para terminar
mais à frente em terras ainda do Engenho Central.
Houve duas grandes reformas no prédio: uma em 1938, a outra
em 1952. Mas basicamente era um prédio bem Sorocabana, parecido
com o de Indaiatuba, no mesmo ramal, mais para a frente.
A estação de Barão de Resende foi finalmente
desativada para embarque e desembarque de passageiros em 1966, com
o fim das operações do trecho Piracicaba-São Pedro. Infelizmente,
foi demolida, e hoje, não existem nem resquícios do que um
dia foi a estação. Ela ficava exatamente na avenida Conceição,
em frente à rua Conde do Pinhal. Depois de demolida, o que
parece ter ocorrido já nos anos 1970,
a Dedini, que havia adquirido o que foi um dia a Sucrerie,
passou a utilizar o terreno da estação para suas operações.
Embora a retirada dos trilhos de Piracicaba até São
Pedro tenha sido efetuada em 1969 na maior parte do trecho,
dentro do município de Piracicaba continuaram existindo
até 1980. "Derrubada a estação, o local ficou sendo utilizado
pela Dedini conforme constava no cartaz do muro. Numa determinada
região da periferia de Piracicaba, os trilhos da Paulista (1,60m)
e da Sorocabana (1,00m) corriam praticamente paralelos. Em um determinado
ponto em 1980, colocou-se um terceiro trilho nos da antiga Paulista.
Assim, um trem da métrica podia entrar na estação da Paulista. Essa
carga era basicamente sucata" (José Pinto Siqueira Jr.,
12/2002).}
ACIMA: Anúncio publicado no jornal O Estado
de S. Paulo em 30/11/1913 anunciando a inauguração da
estação para o dia seguinte, 1 de dezembro. ABAIXO:
ACIMA publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 24/9/1914 recusava o pedido da Sorocabana para ter uma linha telefônica
entre a estação e a empresa Sucreries, a qual a estação
atendia.
ACIMA: Localização da estação
de Barão de Rezende, no canto esquerdo superior (CLICANDO SOBRE
A FOTO PODE-SE VER BEM CLARO). Notar também a s linhas à
saída da ponte sobre o rio: a da Sorocabana, a do bonde (que
corre depois pela avenida Rui Barbosa) e a do Engenho Central (que
cruza a saída da ponte) (Mapa de Piracicaba, 1950 - IGC/Instituto
Geográfico e Cartográfico de São Paulo).
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1968
AO LADO: Acidente nos trilhos entre a estação
de Piracicaba e a de Barão de Rezende em fevereiro
de 1968, o que prova que os trilhos ainda estavam ali nesse
ano - embora não prove que a estação
de Barão de Rezende estivesse ainda em atividade (O
Estado de S. Paulo, 13/2/1968).
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ACIMA: Pátio com sinais de abandono, provavelmente nos anos 1970 (Foto Pauleo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; José Pinto Siqueira Jr.; Departamento de Patrimônio
Histórico de Piracicaba; Revista Brazil Ferro-Carril, 1913; O Estado
de S. Paulo, 1913-1914 e 1968; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1892-1969; Mapa de Piracicaba, 1950 - IGC/Instituto
Geográfico e Cartográfico de São Paulo;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação por volta de 1970. Foto Departamento
de Patrimônio Histórico de Piracicaba |
A estação por volta de 1970. Foto Departamento
de Patrimônio Histórico de Piracicaba |
Posição da estação em 1950. IGC-SP
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Casas da vila ferroviária de Barão de Rezende,
ainda existentes em 1980. Foto José Pinto Siqueira Jr.
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O pátio vazio mostra o local em que ficava a estação.
A foto é de 1980, e a placa ao fundo tem os dizeres:
"Terminal de carga e descarga da Siderúrgica Dedine
s.a. em convênio com a Fepasa". Foto José Pinto
Siqueira Jr. |
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Atualização:
18.11.2021
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