|
|
Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1917-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ANTONIO
GONÇALVES
(antiga ITINGA)
Município de Antonio Gonçalves,
BA |
Linha Centro-Sul - km 460,817 (1960) |
|
BA-3307 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.03.1917 |
Uso atual: Serviço de convivencia (2021) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Itinga foi inaugurada em 1918. "A colonização sido
iniciada no final do século XIX com a chegada de famílias que constituíram
a fazenda "Pau Ferro", formando mais tarde o povoado com o mesmo nome.
Inaugura-se em 1916 a estação ferroviária na propriedade denominada
"Frade". Para tal local os moradores de Pau Ferro e outros lugares
foram se transferindo, sendo o nome mudado para Itinga, que na língua
indígena significa "água branca", nome do rio de águas transparentes
existentes no território.
Elevada à condição de distrito, foi denominada Itinga da Serra.
Em 1962,
tornado município, alterou-se o topônimo (da cidade e da estação)
para Antônio Gonçalves, em homenagem ao profissional médico que militou
muitos anos na região" (www.pfldabahia.org.br).
O trem cargueiro ainda passava por ali em 2021, no sentido de Campo Formoso, ramal que sai de Antonio Gonçalves também desde
1917.
De Antonio Gonçalves para a frente, sentido Laginhas,
os trilhos foram arrancados, quando se suprimiu a linha Bonfim-Iaçu nos anos 1980 (oficialmente, em 1994).
Antônio Gonçalves é uma cidade de beleza bem particular e que transmite um sentimento de bucolismo que nunca senti, as casas de frente pra estação formam um arruado bastante bonito (Rodrigo Henrique, 20/12/2011).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1917
a 1970. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Roosevelt Reis; www.pfldabahia.org.br;
IBGE; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.12.2021
|
|