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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1917-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MISSÃO
Município de Senhor do Bonfim, BA |
Linha Centro-Sul - km 451,216 (1960) |
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BA-3952 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.03.1917 |
Uso atual: abandonada e em ruínas |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1978. O próprio
ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Missão (ou Missão do Sahy) foi inaugurada em 1917. Levava o nome da antiga vila dos franciscanos, ali localizada.
"Criação
e condução de gado, como também a busca e mineração de ouro e pedras
preciosas foram a causa de genocídio dos índios no sertão baiano no
século XVII e XVIII, dos que não queriam submeter-se a escravidão
e domínio dos brancos. Os que se deixaram dominar foram escravizados
ou juntados em aldeias e submetidos à ação doutrinaria e "civilizatória"
dos missionários católicos. Foi assim que em 1697 os franciscanos
criaram Arraial da Missão de Nossa Senhora das Neves do Sahy. Seus
habitantes, os índios, sobretudo Payayos e Kariris, e alguns índios
Pataxos, foram vistos e tratados como uma fonte de mão de obra para
o trabalho do salitre e nas fazendas de brancos, como está escrito
numa carta aos frades franciscanos Luiz César de Meneses em 1706.
De 1722 a 1724, Missão foi elevada à categoria de vila, tornando-se
um espaço administrativo da Coroa com a finalidade de administrar
a justiça, efetuar a cobrança dos impostos sobre o ouro produzido
pelas minas, implantar a lei e combater a violência. Logo depois Missão
do Sahy perdeu este título e importância, sendo esquecida e ignorada.
Em 1721, num episódio dramático, o frei capuchinho francês
Martin de Nantes evitou a todo custo que o poderoso Garcia D'Ávila
levasse todos os índios da aldeia de Missão do Sahy como escravos
para vendê-los aos senhores de engenho da região. Em 1841 o juiz de
direito de Jacobina, Ângelo Muniz da Silva Ferraz, assinou um documento
de apreensão de todos os bens que pertenciam a Missão. Estes bens
deveriam ser devolvidos ao último frade da Missão,
frei Sebastião de Santo Antônio, segundo decreto de 1843. A Missão
do Sahy dos franciscanos foi extinta em 1864. A vila de Missão
do Sahy hoje conta com uma população de aproximadamente 3.000 pessoas, duas escolas
e uma creche municipal. Seus habitantes sobrevivem de pequenas culturas
de subsistência e de prestação de pequenos serviços, pois suas terras
foram transformadas no passado em latifúndios. Há também uma associação
comunitária do cultivo de flores e um pequeno grupo de descendentes
de indígenas num local afastado, denominado "Aldeinha", fazendo o
artesanato em cipó" (http://missaodosahy.bloog.pl).
Em 2021, a vila já era um distrito do município baiano de Senhor
do Bonfim. A velha igreja da aldeia, mais do que centenária,
ainda estava de pé na vila. Trens de passageiros deixaram de parar na
estação em 1970, mas o trem cargueiro ainda passava por ali,
no sentido de Campo Formoso, ramal que sai de Antonio
Gonçalves também desde 1917. De Antonio Gonçalves para a frente, sentido Laginhas, os trilhos foram arrancados,
quando se suprimiu a linha Bonfim-Iaçu nos anos 1980
(oficialmente, em 1994).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1917
a 1976. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Gilson da Silva Leite, 2009; http://missaodosahy.bloog.pl;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 2009. Foto Gilson da Silva Leite |
Nada foi feito desde 2009 pelo prédio, que continua em ruínas. Foto Rodrigo Henrique em 20/12/2021 |
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Atualização:
23.12.2021
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