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V.
F. F. Leste Brasileiro (1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CACULÉ Município
de Caculé, BA |
Linha do
Sul - km 714,257 (1960) |
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BA-3337 |
Altitude: 556 m |
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Inauguração: 1949 |
Uso atual:
desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1949? |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Caculé foi aberta em 1949.
Se as datas de inauguração das estações
deste trecho estiverem corretas no Guia Geral de 1960, ela ficou como
ponta de linha por 2 anos.
As condições para a passagem
da linha entre Monte Azul e Contendas não eram
boas pela sua localização: tanto a cidade de Caculé
como a de Rio do Antonio ficavam no lado oposto do rio do Antonio
(que nomeava a segunda cidade citada) e para que a linha passasse
junto às duas cidades seria necessária a construção
de duas pontes em cada uma delas (veja caixa abaixo, de 1947).
A solução foi contornar
a cidade. Mesmo assim, acreditava-se nos anos 1940 que Caculé
estaria fadada a ter um futuro melhor do que outras cidades da região
por causa justamente da ferrovia:
"a maior cidade da região
é Caitité, que, entretanto, em breve, cederá lugar a Caculé
por esta última ter sido beneficiada com a construção
da via férrea, que ligará a Leste Brasileiro à
Central do Brasil. Esta ferrovia cortará a parte sul da zona,
subindo pelo rio do Antonio e passando pelas localidades de Rio do
Antonio e Caculé, subindo pelo rio do Salto e daí buscando
o saco do Onça, descendo para Urandi. Os trabalhos da estrada
já se acham bem adiantados, estando pronto todo o movimento
de terra e os primeiros dormentes empilhados em Caculé. Com
a construção da estrada de ferro, verificou-se um movimento
intenso de população, poucos, porém, se fixaram,
Vieram quebrar o rotinismo da pacata vila destas localidades; devido
a isso os preços subiram muito; houve o êxodo dos lavradores
para o trabalho na estrada de ferro, pois os salários da estrada
eram mais compensadores. O preço de um animal subiu muito;
os produtos de lavoura tornaram-se escassos devido à falta
de braços" (Prof. Alfredo José Porto Domingues,
Revista Brasileira de Geografia, abril-junho de 1947, pp. 232-235).
A verdade é que as datas de abertura das estações
desse trecho diferem muito nas diversas fontes. A estação
foi construída fora da cidade na margem oposta ao rio que a
contorna, o rio do Antonio. Mesmo assim, a cidade parecia estar já
mais próxima à estação oito anos após
sua inauguração, como pode ser visto na foto de 1957
(abaixo).
ACIMA: A cidade de Caculé em 1947, quando
a linha estava sendo construída; Notar que, para não
se fazer duas pontes sobre o rio do Antonio, que contorna a cidade,
a ferrovia escolheu por contornar a cidade pelo lado oposto do rio.
A estação foi provavelmente construída (não
sei sua localização exata) próxima à estrada
de rodagem que já tinha uma ponte sobre o citado rio - a sudoeste
da cidade - como mostra o mapa (Revista Brasileira de Geografia, abril-junho
de 1947, pp. 232-235).
ACIMA: Trem (de lastro?)
chega a Caculé em 30/12/1947. Todos na estação,
ou no que viria a ser o pátio da estação nessa
data. Isso mostra o problema de se estabelecer uma data real para
a inauguração das estações desse trecho
(Autor desconhecido).
(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; IBGE: Revista Brasileira
de Geografia, 1947; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, aparentemente em reforma, por volta
de 1957. Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
do IBGE, vol. XXI, de 1960 |
A estação, data e autor desconhecido. Cessão
Roosevelt Reis |
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Atualização:
11.12.2021
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