|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(1949-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
DO ANTONIO
Município de Malhada de Pedras, BA |
Linha do Sul - km 665,318 (1960) |
|
BA-4063 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1949 |
Uso atual: em pé; uso indeterminado
(2008) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Rio do Antonio foi inaugurada em 1949. O prédio ainda
estava de pé em 2008.
(Fontes: Roosevelt Reis; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XXI, 1960; Guia Geral das
Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, data e autor desconhecidos. Cessão
Roosevelt Reis |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
11.12.2021
|
|