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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Licínio de Almeida
Engenheiro Omar
Urandi
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Linha do Sul - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. F. Leste Brasileiro (1951-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO OMAR
Município de Licínio de Almeida, BA
Linha do Sul - km 778,615 (1960)   BA-4382
    Inauguração: 1951
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Omar foi aberta em 1951. O prédio ainda existe em 2011 e parece abandonado; não há mais desvios no pátio.

ACIMA: O trecho do "Saco da Onça" com suas curvas entre Licínio de Almeida e Urandi. As estações são desenhadas conforme seu tipo. A parada de Engenheiro Omar fiva entre elas e não está assinalada no mapa, que é da época da construção da ferrovia (c.1950) (Fonte: desconhecida).
(Fontes: Romero Brito; Roosevelt Reis; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 02/2011. Foto Romero Brito
 
     
     
     
Atualização: 16.02.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.