|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(1951-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ENGENHEIRO
OMAR
Município de Licínio de Almeida,
BA |
Linha do Sul - km 778,615 (1960) |
|
BA-4382 |
|
|
Inauguração: 1951 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Omar foi aberta em 1951. O prédio ainda
existe em 2011 e parece abandonado; não há mais desvios
no pátio.
ACIMA: O trecho do "Saco da Onça"
com suas curvas entre Licínio de Almeida e Urandi. As estações
são desenhadas conforme seu tipo. A parada de Engenheiro Omar
fiva entre elas e não está assinalada no mapa, que é
da época da construção da ferrovia (c.1950) (Fonte:
desconhecida).
(Fontes: Romero Brito; Roosevelt Reis; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-84; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 02/2011. Foto Romero Brito |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.02.2011
|
|