|
|
V.
F. F. Leste Brasileiro (c.1948-1975)
RFFSA (1975-1996) |
URANDI Município
de Urandi, BA |
Linha do
Sul - km 810,010 (1960) |
|
BA-3018 |
Altitude: 676 m |
|
Inauguração: c.1948 |
Uso atual: demolida (entre 2009 e 2014) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1982 |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO:
"De existência tão antiga quanto as outras (cidades
da região), ela (Urandi) hoje (1946) está em grande
surto de progresso, com a chegada das turmas de construção
do prolongamento da ferrovia que, unindo a vila baiana de Contendas
à cidade mineira de Montes Claros, completará a ligação
Bahia-Rio, há tanto esperada. A chegada desta nova gente, movimentando
o comércio de Urandi e criando para ela um problema inteiramente
desconhecido tal seja o de insuficiência de habitações,
apesar das construções novas feitas pelos próprios
ferroviários, trouxe, no entanto, como já frisamos,
vida nova a uma comprida faixa até então em constante
marasmo" (Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1946,
p. 56).
A estação de Urandi teria sido inaugurada
por volta de 1948, embora haja fontes que dão a inauguração
em 1950 ou 1951.
Entre a estação
de Licínio de Almeida e a de Urandi,
o trecho corre todo no Saco da Onça, e o número
de curvas por causa da serra é enorme, fazendo deste
um trecho muito difícil, construído no final
dos anos 1940 ainda com tecnologia da época e nunca remodelado.
"A
estação de Urandi está em ruinas e ao redor há um
deposito de lixo. Uma vergonha, é a historia daquela cidade.
Pesquisarei mais quando tiver novidades te envio" (Flavia
Alves Dantas, 03/2005).
Marcelo Pascoal Morais Bacci cita
e fotografa uma estação velha em Urandi (mostrada
ao pé da página); está também ao lado
da linha e em ruínas. Por que e quando teria sido desativada
para ser construída uma estação simplíssima
em outro ponto?
Ruy Duarte, engenheiro-residente da RFFSA, SR-7, de 1980 a 1986 em Caculé é quem conta que foram muitos pedidos dos agentes de estação de Urandi que iam a pé a partir de Caculé andando; não tinha energia; ainda não tinha essa febre de motos como hoje, não possuíam veículos; e juntamente com seus superiores conseguiram escolher local mais perto, defronte às casas de turma existentes desde a DC-5.
Nós estávamos com equipamentos de terraplenagem na época fazendo obras na serra, que poderia agilizar, o que foi feito.
Com uma terraplanagem efetuada em 1984, uma estação nova para Urandi teria sido construída defronte às casas de turma. A terraplanagem ficaria a via de cruzamento... Não tenho foto da nova estação, mas Ruy Duarte passou por lá em 2014 e ainda havia o monturo da pequena plataforma...
|
ACIMA: O "Saco da Onça" com
suas curvas entre Licínio e Urandi. AO LADO: O
"Saco da Onça", próximo a Urandi (Foto
Aroldo Batista, 31/12/2008). |
|
(Fontes: Flavia Alves Dantas, 2005;
Sebastićo Santos Silva; Joćo Ezequiel Filho; Aroldo Batista; Marcelo
Pascoal Morais Bacci; Roosevelt Reis; IBGE: Revista Brasileira de
Geografia, 1946; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação velha de Urandi em 1994. Foto Sebastićo
Santos Silva e Joćo Ezequiel Filho |
A estação "nova" em 03/2005, em ruínas.
Foto Flavia Alves Dantas |
A estação "nova" em 03/2005, em ruínas.
Foto Flavia Alves Dantas |
A estação velha de Urandi, já acabadíssima
em relação a 15 anos antes, em 2009. Foto Marcelo
Bacci |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
05.03.2021
|
|