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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Palmeiras
Licínio de Almeida
Engenheiro Omar
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Linha do Sul - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. F. Leste Brasileiro (1951-1975)
RFFSA (1975-1996)
LICÍNIO DE ALMEIDA
Município de Licínio de Almeida, BA
Linha do Sul - km 762,594 (1960)   BA-2387
    Inauguração: 1951
Uso atual: provavelmente da FCA   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Licínio de Almeida foi aberta em 1951, é uma estação onde a Leste ficou parada por algum tempo, em termos de construção, no final dos anos 1940, quando da ligação da linha com Monte Azul, na linha do Centro da Central do Brasil, e por causa da serra da Onça - também chamado de Saco da Onça - que teve de vencer para chegar a Minas. Entre esta estação e a de Urandi, o trecho corre todo no Saco da Onça, e o número de curvas por causa da serra é enorme, fazendo deste um trecho muito difícil, construído no final dos anos 1940 ainda com tecnologia da época e nunca remodelado. Licínio tem (ou tinha)

ACIMA: O trecho do "Saco da Onça" com suas curvas entre Licínio de Almeida e Urandi. As estações são desenhadas conforme seu tipo. O mapa é da época da construção da ferrovia (c.1950) (Fonte: desconhecida). ABAIXO: Oficinas de Licínio de Almeida em outubro de 2012 (Folha do Gado Bravo).
uma boa infra-estrutura ferroviária, pois os trens que partiam de Monte Azul iam até lá só com a metade da carga, por causa da serra, depois voltando as locomotivas escoteiras para pegar o resto. Era (e ainda é, eu acho) pois a operação de ida e volta levava mais de 8 horas (Coaraci Camargo, 12/2004). A estação ainda estava aberta em 2005, segundo Flavia Alves Dantas, e faz ainda carregamentos, possivelmente de minérios. Pelas cores atuais do prédio (2010), parece estar sendo utilizada pela FCA.
(Fontes: Romero Brito; Flavia Alves Dantas; Coaraci Camargo; Valdir C. Barbosa; Roosevelt Reis; Folha do Gado Bravo, 2012; Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, iluminada à noite, em 03/2005. Foto Flavia Alves Dantas

A estação em 2008. Foto Valdir C. Barbosa

A estação em 2010. Foto Romero Brito

A estação em 10/2012; Foto Folha do Gado Bravo
   
     
     
Atualização: 16.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.