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V. F. F. Leste Brasileiro
(1951-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LICÍNIO
DE ALMEIDA
Município de Licínio de Almeida,
BA |
Linha do Sul - km 762,594 (1960) |
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BA-2387 |
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Inauguração: 1951 |
Uso atual: provavelmente da FCA |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Licínio de Almeida foi aberta em 1951, é uma
estação onde a Leste ficou parada por algum tempo, em
termos de construção, no final dos anos 1940, quando
da ligação da linha com Monte Azul, na linha
do Centro da Central do Brasil, e por causa da serra da Onça
- também chamado de Saco da Onça - que teve de
vencer para chegar a Minas. Entre esta estação e a de
Urandi, o trecho corre todo no Saco da Onça,
e o número de curvas por causa da serra é enorme, fazendo
deste um trecho muito difícil, construído no final dos
anos 1940 ainda com tecnologia da época e nunca remodelado.
Licínio tem (ou tinha)
ACIMA: O trecho do "Saco da Onça"
com suas curvas entre Licínio de Almeida e Urandi. As estações
são desenhadas conforme seu tipo. O mapa é da época
da construção da ferrovia (c.1950) (Fonte: desconhecida).
ABAIXO: Oficinas de Licínio de Almeida em outubro de 2012 (Folha
do Gado Bravo).
uma
boa infra-estrutura ferroviária, pois os trens que partiam
de Monte Azul iam até lá só com a metade
da carga, por causa da serra, depois voltando as locomotivas escoteiras
para pegar o resto. Era (e ainda é, eu acho) pois a operação
de ida e volta levava mais de 8 horas (Coaraci Camargo, 12/2004).
A estação ainda estava aberta em 2005, segundo Flavia
Alves Dantas, e faz ainda carregamentos, possivelmente de minérios.
Pelas cores atuais do prédio (2010), parece estar sendo utilizada
pela FCA.
(Fontes: Romero Brito; Flavia Alves Dantas; Coaraci
Camargo; Valdir C. Barbosa; Roosevelt Reis; Folha do Gado Bravo, 2012;
Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação, iluminada à noite, em 03/2005.
Foto Flavia Alves Dantas |
A estação em 2008. Foto Valdir C. Barbosa |
A estação em 2010. Foto Romero Brito |
A estação em 10/2012; Foto Folha do Gado Bravo
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Atualização:
16.03.2013
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