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V. F. F. Leste Brasileiro
(1943-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SERGI
Município de São Gonçalo
dos Campos, BA |
Linha Sul - km 91,232 (1960) |
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BA-3808 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1943 |
Uso atual: desconhecido |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sergi foi inaugurada em 1943, quando se ligaram as estações
de Santo Amaro e de Afligidos (variante Santo Amaro-Afligidos), esta a ponta do ramal
do mesmo nome, para complementar a ligação entre Salvador
e a linha que em 1950 iria alcançar finalmente Monte Azul,
no norte de Minas Gerais.
O trecho da estação de Sergi
chegou a ter eletrificação, que chegava até pouco
antes de Cachoeira, mas que, nesse trecho, durou apenas poucos
anos, entre os anos 1950 e 1960, tendo sido desativado. Em alguns
pontos do trecho ainda podem ser vistos alguns dos postes que sustentavam
a fiação aérea.
Não sei a situação atual
da estação, aonde tentei chegar em 2006. Sabe-se que
a estação ficava retirada do bairro do mesmo nome, ao
sul da rodovia que liga a região de Cachoeira e São
Félix à BR-324, na altura da localidade de Humildes.
Quando estive na região (abril de 2006), não encontrei
referências à vila ou à estação.
Em um trabalho publicado no início dos anos 2000, encontrei
referências a Sergi: tanto a vila quanto a estação
ficam muito próximos ao rio do mesmo nome, que a ferrovia cruza
próximo à estação (não à
vila). A estação é citada no trabalho por ele, mas não
se sabe se ela estaria em pé ou não:
"Próximo
ao limite ocidental da Bacia do Recôncavo, a mais antiga bacia petrolífera
do Brasil, existe uma crista de arenito que se prolonga, para norte
e para sul, por dezenas de quilômetros. O rio Sergi escava nessa crista
um canyon com mais de cem metros de profundidade, que se estende desde
a estação de Sergi na ferrovia que liga as cidades de Santo Amaro
e Cachoeira, até próximo a sua confluência com o rio Subaé.
(...)
O canyon do rio Sergi está localizado a cerca de sete quilômetros
a noroeste da cidade de Santo Amaro (...) Saindo da cidade de Santo
Amaro existem pelo menos duas alternativas para chegar ao canyon (...)
A segunda alternativa é continuar 22km pela BR-420 em direção à cidade
de Cachoeira e, deixando-a no povoado de Cepel, seguir para a localidade
de Jambeiro (10,9km); deixar o veículo em Jambeiro, descendo a pé
para o vale do rio até a estação Sergi, seguindo então a ferrovia
em direção à cidade de Santo Amaro.
(...) O canyon do rio Sergi ocupa
uma grande extensão, mas o sítio proposto se restringe ao trecho entre
a ponte da Cabeça do Cavalo e a estação de Sergi, ao longo da ferrovia,
por ter acesso relativamente fácil e possuir excelentes exposições.
Próximo à cabeceira ocidental da ponte, já existem alguns cortes onde
aflora a Formação Sergi, representada por arenitos friáveis com estratificação
cruzada tabular de grande porte. (...) Um grande afluente da margem
direita forma dentro do canyon a cachoeira do Urubu. Para alcançá-la,
é necessário descer da ferrovia e atravessar a vau o rio Sergi, seguindo
pelo caminho mostrado na Figura 9, que atravessa a mata que oculta
a cachoeira" (Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil,
2000, item 95, © Pedreira,A.J. 2000. Canyon do Rio Sergi. In: Schobbenhaus,C.;
Campos, D.A.; Queiroz, E.T.; Winge, M.; Berbert-Born, M. (Edit.) Sítios
Geológicos e Paleontológicos do Brasil).
ACIMA: Construção de 40 m de vão
sobre o rio Sergi, quando das obras da linha de ligação
entre Afligidos e Buranhem, em 1942. Reparem no "canyon"
citado no trecho de artigo transcrito no texto mais acima nesta página (Diretrizes,
26/2/1942).
ACIMA: Vista de frente da ponte metálica com 48 m de vão sobre o rio Sergi, na variante Santo Amaro-Afligidos, em 1942 ( Relatório VFFLB, 1942).
ACIMA: Vista da variante Santo Amaro-Afligidos, em 1942 ( Relatório VFFLB, 1942).
(Fontes: A Eletrificação nas Ferrovias
Brasileiras, A. A. Gorni; Pedreira, A. J. 2000, Canyon do Rio Sergi
- In: Schobbenhaus, C.; Campos, D.A.; Queiroz, E.T.; Winge, M.; Berbert-Born,
M. (Edit.): Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, 2000; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1942, em acabamento. Relatório VFFLB, 1942 |
A linha próxima à estação de Sergi.
Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, 2000 |
A linha próxima à estação de Sergi.
Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil, 2000 |
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Atualização:
27.05.2020
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