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V. F. F. Leste
Brasileiro (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AGENOR
DE FREITAS
Município de Barrocas, BA |
Linha Centro - km 247,864 (1960) |
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BA-3866 |
Altitude: 359 m |
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Inauguração: 1942 |
Uso atual: biblioteca (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligou efetivamente a estação de São Francisco,
em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta
entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
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A ESTAÇÃO: "No primeiro
semestre de 1882, a construção chegou às terras da Fazenda Espera,
no município de Serrinha, de propriedade do senhor José Alves Campos,
conhecido como José da Espera. Com a continuação da estrada de ferro,
foi instalado o canteiro de obras que recebeu o nome de "barracamento"
- localizado aproximadamente a 100 metros acima do tanque, hoje conhecido
como Barracamento Velho. Esse tanque surgiu com a retirada da terra
que servia para o aterro sobre o qual passariam os trilhos da ferrovia
(...)
"Não existe data de inauguração da primeira Estação de Barrocas.
Sabe-se que na construção da ferrovia foi utilizada uma pedreira para
retirada do material usado na construção de bueiros, tendo sido improvisado
uma plataforma de embarque para os transportes dos respectivos materiais,
em pranchas e troles. Essa pedreira ficava localizada na atual Praça
São João.
"Com a passagem da linha férrea, os fazendeiros de Serrinha
que tinham suas fazendas próximo à plataforma de embarque de materiais,
solicitaram a construção de um "ponto de parada" para embarque e de
desembarque de passageiros e mercadorias. Foi então construída uma
casa, tendo como base madeira sobre trilhos, com paredes de tábuas
e teto de zinco. Foram sugeridos alguns nomes para aquele ponto de
parada que, em breve, seria um próspero povoado: Ibingatu, Ibiçoroca,
Barrocas e outros. Dentre os nomes sugeridos, a Comissão das Estradas
escolheu Barrocas - designativo de terras rasgadas feitas pelas enxurradas.
E assim ficou sendo chamada (conforme documentos fornecidos pela Lesta
Brasileiro).
"Posteriormente, com o desvio de cruzamento de trens,
foram designados agentes (funcionários responsáveis pelo ponto e que
autorizavam as paradas, partidas e cruzamentos dos trens). Os agentes,
de início, passaram a morar na referida casa de madeira coberta de
zinco. Em 1941, por determinação do então Diretor da VFFLB, Dr. Lauro
Farani Pedreira de Freitas, foi enviada de Salvador para Barrocas
uma empresa construtora que colocou, ao noroeste da estação, um vagão
fechado com portas laterais, para que nele funcionassem os aparelhos
de telégrafo. A primitiva casa onde morava o agente foi demolida,
sendo erguida em seu lugar a atual estação com o nome de Barrocas
gravado nas laterais e no piso da plataforma. A inauguração aconteceu
em 13 de maio de 1943, conforme placa afixada na parede externa da
estação (...) (João Gonçalves Pereira Neto e Tiago de
Assis Batista).
A estação de Barrocas, portanto,
foi inaugurada em 1942, segundo o Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil de 1960.
"Posteriormente o nome Barrocas foi substituído
pelo nome de Agenor de Freitas, em homenagem a um membro da família
do então Diretor da VFFLB, Dr. Lauro de Freitas. Essa denominação
não foi aceita pela população que continuou chamando de Barrocas.
Vindo a tornar-se município, conservou o nome
primitivo"
(João Gonçalves Pereira Neto e Tiago de Assis Batista).
Nos
anos 1950 já se chamava Agenor de Freitas. A estação
ficava no centro de Barrocas, município baiano, mas continuava
tendo o nome de Agenor de Freitas.
Em 2014, servia como biblioteca
municipal.
(Fontes: João Gonçalves Pereira Neto; Paulo Roberto
Fragoso; Tiago de Assis Batista; Philippe Cunha; Roosevelt Reis; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1984;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Agenor de Freitas em 03/2008. Foto
Philippe Cunha |
Estação de Agenor de Freitas em 03/2008. Foto
Philippe Cunha |
Estação de Agenor de Freitas em 03/2008. Foto
Philippe Cunha |
A estação, já restaurada, em 2009. Foto
Tiago de Assis Batista |
A estação em 2014. Foto Paulo Roberto Fragoso |
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Atualização:
25.06.2020
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