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Prolongamento da
E. F. Bahia ao São Francisco (1880-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SERRINHA
Município de Serrinha, BA |
Linha Centro - km 228,206 (1960) |
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BA-3049 |
Altitude: 364 m |
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Inauguração: 18.11.1880 |
Uso atual: fechada e abandonada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1943 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha que
ligou efetivamente a estação de São Francisco,
em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta
entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
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A ESTAÇÃO: Em 1880 o trem
chegou a Serrinha e a estação ferroviária foi inaugurada, recebendo
o nome de Rio Branco. Era então ponta de linha, linha
esta que foi prolongada até Santa Luz somente quatro
anos depois, em 1884.
Informações da cidade dizem que o prédio atual
da estação é de 1943. O estilo é realmente
característico de muitas estações da Leste desta
época. As paredes têm revestimento de mármore
- a metade de baixo.
Em Serrinha ocorreu um acidente com um trem cargueiro, em 1940,
cuja foto é mostrada abaixo.
Em 2010 foi tombada pelo IPHAN (Lei 11.483/07 e portaria IPHAN 407/2010). Em 2021 estava fechada.
Mesmo tombado, em 2011, o prédio da estação
estava em mau estado de conservação, com sinais de depredação.
Dentro e fora havia muita sujeira e pichações e usuários
de drogas o frequentavam. em uma das casas da vila ferroviária,
aparecia o dístico da Leste Brasileiro (LB) com data de 1941.
A caixa d'água é de 1939, em concreto. O movimento e
estacionamento de composições da FCA no pátio
era ainda relativamente grande.
Em janeiro de 2021, o prédio encontrava-se abandonado e bastante pichado, tendo suas portas sido lacradas com tijolos. A estação era bastante imponente e se destaca na paisagem: ainda sobreviveram ao tempo a caixa-d'agua, o armazém, duas casas de agente e um equipamento para o abastecimento de locomotivas a vapor. A linha porém está bem preservada e consegui observar sinalizações para tráfego de trens funcionando (parágrafo escrito por Rodrigo Henrique em 19/1/2021).
ACIMA: No pátio de Serrinha, a locomotiva
da Leste Brasileiro explodiu no início dos anos 1950 (Foto
do livro "A colonização portuguesa numa cidade do sertão da Bahia",
Tasso Franco, Salvador, EGBA - Assembléia Legislativa do Estado, 1996).
ACIMA: Hotel à frente da estação de Serrinha
em fotografia possivelmente dos anos 1920 (Acervo Roosevelt Reis).
ACIMA: A locomotiva com vagões em 19/1/2004 (Foto Paulo Roberto).jpg
Na estação de Serrinha, as portas...
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...e as luminárias na plataforma (Fotos
2011 www.youtube.com/watch?v=ea2MKkhsi_U). |
(Fontes: Flávio Cavalcanti; Roosevelt Reis;
Phillipe Cunha; www.youtube.com/watch? v=ea2MKkhsi_U; Cyro Deocleciano
R. Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil,
1886; Tasso Franco: A colonização portuguesa numa cidade do sertão
da Bahia, EGBA/Assembléia Legislativa do Estado, 1996; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
17.07.2022
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