|
|
Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1928-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARRAPICHEL Município
de Senhor do Bonfim, BA |
Linha Centro
- km 446,844 (1960) |
|
BA-3867 |
Altitude: 596 m |
|
Inauguração: 02.07.1928 |
Uso atual: abandonada
e em ruínas (2008) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928? |
|
|
|
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de
São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco,
em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro,
que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo.
Em bitola métrica, seus trens partiam da estação
de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60),
a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a
bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão
dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux
du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB,
estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma
das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB.
Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do
Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da
Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros
até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Carrapichel foi inaugurada em 1928.
Sua criação datava de um projeto de 1922 (ver caixa abaixo).
A estação, em 2008, estava abandonada e em ruínas.
1922
AO LADO: Criação da estação, aqui citada no km 330 (a partir de São Francisco)
(O Estado de S. Paulo, 26/1/1922). |
|
(Fontes: Sidney Matos; Roosevelt
Reis; Guias Levi, 1932-84; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
As ruínas da estação de Carrapichel, em
2008. Foto Sidney Matos |
As ruínas da estação de Carrapichel, em
2008. Foto Sidney Matos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.08.2018
|
|