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Prolongamento da
E. F. Bahia ao São Francisco (1887-1896)
E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SENHOR
DO BONFIM
Município de Senhor do Bonfim, BA |
Linha Centro - km 439,348 (1960) |
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BA-2396 |
Altitude: 548 m |
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Inauguração: 31.08.1887 |
Uso atual: fechada (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1944 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que ligou efetivamente a estação de São
Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro,
foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão
a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica,
seus trens partiam da estação de São Francisco,
onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São
Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas
foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935,
tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha
Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou
de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre
Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego
de cargueiros até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Senhor do Bonfim foi aberta em 1887, dois anos depois da elevação de Vila Nova da Rainha a município, com o nome de Senhor do Bonfim.
"Com
o advento da estrada de ferro, mais uma vez a localização
geográfica privilegiada de Bonfim se confirmaria, ao ser a
cidade incluída na rota que ligaria Salvador ao sertão,
iniciada em 1858, com o trecho Calçada-Aratu. O trecho Itiúba-Bonfim
foi inaugurado em 1887 e apenas alguns anos depois retomados os trabalhos
em direção a Juazeiro.
Em 1920 (*nota do autor do site: a data correta é 1917,
quando se iniciou o trecho, chegando até Pindobaçu e,
no ramal, até Campo Formoso) foi construído o
trecho Bonfim-Jacobina, (*nota do autor: o trecho Pindobaçu-Jacobina
é que foi aberto em 1920) que incluiu um sub-ramal para
Campo Formoso.
Com a instalação destes últimos ramais e o desenvolvimento
contínuo da cidade, a estação ferroviária,
construída em 1887, foi ficando pequena e sobrecarregada. Em
vista disso, a partir de 1944, a antiga estação foi
substituída por uma nova, ampla e com oficinas e abrigos apropriados,
que é utilizada até os dias de hoje.
Em 1951, os trilhos da estrada de ferro foram estendidos até
Itaberaba/Iaçu , onde passou a circular o "Trem da Grota",
percorrendo 10 municípios. Só no município de
Senhor do Bonfim existiram seis estações, todas com
serviço telegráfico para uso próprio. Dessa forma,
foi sendo constituído um sistema ferroviário que terminou
por integrar as principais cidades do piemonte, do sertão sanfranciscano
e do nordeste da Bahia ao sul do país. A ferrovia exerceu influência
fundamental na estruturação e no desenvolvimento de
Senhor do Bonfim, em especial no que concerne ao aumento da dinâmica
comercial em função da maior agilidade no transporte
de mercadorias e do acesso facilitado de viajantes. Além disso,
uma outra forma de influência foi exercida pelos empregados
da Viação Férrea Federal Leste Brasileira, tanto
os engenheiros quanto os operários, em termos econômicos,
principalmente, com a geração de um movimento comercial
considerável a partir de seus salários, e também
em termos sociais.
O boom da ferrovia, que culminou com a construção da
nova estação em meados da década de 1940, também
é identificado com o auge cultural de Bonfim. O trem chegava
de manhã cedo e partia no fim da tarde, três vezes por
semana. Aos domingos, a estação transformava-se no ponto
de encontro dos boêmios e intelectuais, que iam acompanhar a
partida ou chegada das pessoas e conversar sobre cultura e arte, fazendo
disso motivo de festa" (www.senhordobonfim.ba.gov.br -
observações em negrito são do autor deste site).
O prédio novo da estação atual foi aberta em 1944.
Curiosamente, no livro de Cyro Deocleciano, de 1886, o prolongamento
da E. F. Bahia ao São Francisco não mostrava o nome
de Senhor de Bonfim, mas sim o de Villa Nova, como nome
previsto para a estação, numa cidade que já existia
então e com o seu nome atual.
A linha Centro-Sul, entre Senhor do Bonfim e Iaçu,
foi erradicada definitivamente em 1994, onde corria o Trem da Grota
citado acima, mantendo entretanto o trecho Senhor do Bonfim-Antonio
Gonçalves (antiga Itinga) e dali o ramal para Campo
Formoso, de onde se traz carga até hoje para Camaçari,
próximo a Salvador.
Senhor do Bonfim, portanto, permanece até hoje (2005) como
entroncamento ferroviário. Até 1977 ainda corria o Trem
da Grota; em 1978, ele já havia sido desativado. Nesse
mesmo ano, o trem de passageiros vinha de Salvador até
Senhor do Bonfim e aqui parava. Não continuava mais
até Juazeiro.
Segundo o boletim Centro-Oeste, de Flávio Cavalcanti,
o último trem de passageiros da Bahia, o "Marta
Rocha", que ligava Alagoinhas a Senhor do Bonfim,
foi desativado em 1989, em virtude da forte concorrência rodoviária
e pela precariedade dos serviços oferecidos à população,
com carros superlotados e sem as mínimas condições
de segurança e higiene, aliado às condições
insatisfatórias da via permanente.
Em dezembro de 2021, a estação e o armazém seguiam bem preservados, porém o grandioso depósito de locomotivas se encontra arruinado.
A linha possui tráfego de trens, que são os trens de minério vindos do ramal de Campo Formoso, embora, conversando com o gerente de um posto cuja linha passa ao lado, o mesmo tenha me informado que o tráfego reduziu-se muito nos últimos dez anos.
A estação não é operacional pela VLI , pois não vi trabalhadores e nem material rodante no pátio. A linha sentido Juazeiro está completamente abandonada.
ACIMA: A estação primitiva nos
anos 1920. Ela continha também o armazém de mercadorias.
Ao fundo, casas dos funcionários da ferrovia (Memorial Senhor
do Bonfim).
ACIMA: A estação em construção em 1942. (Relatório da VFFLB de 1942).
ACIMA: O então novo depósito de
locomotivas do pátio de Senhor do Bonfim, em 1944 (VFFLB).
ACIMA: Estado da linha próxima à estação
em 1/4/2013 (Foto Joquinha Bandiaçu).
ACIMA: Os tanques e deposito de locomotivas em 2021 (Foto Rodrigo Henrique em 09/12/2021)
ACIMA: O armazem da estação, ameaçando ruína em 2021 (Foto Rodrigo Henrique em 09/12/2021)
(Fontes: Joquinha Bandiaçu; Ermesson Moura; Gilson S.
Leite; Antonio de Azevedo Lima Jr.; Acervo Familia Senna Gomes; Memorial
Senhor do Bonfim; VFFLB; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descritivo
das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; FCA-Ferrovia Centro Atlântica,
2004; www.senhordobonfim.ba.gov.br; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação atual, recem-construída em 1944.
Foto Acervo Familia Senna Gomes |
A estação ao fundo e o trem da FCA em 09/2004.
Foto Antonio de Azevedo Lima Jr. |
A estação, lado da plataforma, ao fundo e o trem
da FCA em 09/2004. Foto Antonio de Azevedo Lima Jr. |
A fachada da estação, em 09/2004. Foto Antonio
de Azevedo Lima Jr. |
A fachada da estação, em 09/2004. Foto Antonio
de Azevedo Lima Jr. |
A estação em 2006. Autor desconhecido |
A estação em 2008. Foto Ermesson Moura |
A estação em 2009. Foto Gilson S. Leite |
A estação nos anos 2000. Foto Bento |
A estação em 09/12/2021. Foto Rodrigo Henrique
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Atualização:
15.12.2021
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