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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Petrolina
Icó
Pau-Ferro
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A linha em Pernambuco - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Petrolina-Teresina (1923-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
ICÓ
Município de Afrânio, PE
Linha Centro - km 603,494 (1960)   PE-4507
    Inauguração: 01.03.1923
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Icó foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1923. Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia, não muito à frente de Afrânio, no ano de 1935. O
ACIMA: Casa de turma do km 25 (quilometragem a partir de Petrolina), mas antes de onde ficava a estação de Icó. ABAIXO: Restos de bonito pontilhão de pedra e ferro próximo à antiga estação de Icó (Fotos Sydney Corrêa em 2010).
trecho entre Petrolina e Paulistana foi desativado em 01/07/1975, mas os trens de passageiros pararam em 1972. Apesar de a linha ser, na prática, uma continuação das da VFFLB que chegavam a Juazeiro, na Bahia, a inexistência de uma ponte ferroviária sobre o São Francisco por muitos anos fez com que, até 1972, os trens que serviam ao trecho de Petrolina a Paulistana fossem uma linha separada, com comboios indo e voltando no trecho, com necessidade de baldeação em Juazeiro, onde tinham de atravessar por barco ou balsa para seguir viagem para o Piauí. Os trilhos já foram retirados há muitos anos. "Os restos da estação de Icó foram encontrados após longa busca que não teria sucesso se não fosse a colaboração do Sr. José Eliseu. Era uma parada e hoje quase desaparece no meio de uma plantação de frutas irrigadas do São Francisco. O ex funcionário da Leste informou que havia casas da turma próximo da mesma, mas que delas nada restaram. A casa de turma do km 25 ainda está de pé, hoje pertence a associação dos trabalhadores rurais. Ela fica antes da estação de Icó e havia uma a cada 10 km, segundo o Sr. Eliseu, para a manutenção da via permanente" (Sydney Corrêa, 11/2010).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1923 a 1972. Ao lado, o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos 1920. Veja aqui horários em 1963 e em 1972 (Guias Levi).
(Sydney Corrêa; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Restos da estação de Icó em 2010. Fotos Sydney Corrêa

   
     
     
Atualização: 29.01.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.