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E. F. Petrolina-Teresina
(1923-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
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ICÓ
Município de Afrânio, PE |
Linha Centro - km 603,494 (1960) |
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PE-4507 |
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Inauguração: 01.03.1923 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina
à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado
de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias
no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos
levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926
avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense,
outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã
e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali.
Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens
continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro
tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar
o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí
os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de
Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo
os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de
se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Icó foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina
em 1923. Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer
parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada,
ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de
Paulistânia, não muito à frente de Afrânio,
no ano de 1935. O
ACIMA:
Casa de turma do km 25 (quilometragem a partir de Petrolina), mas
antes de onde ficava a estação de Icó. ABAIXO:
Restos de bonito pontilhão de pedra e ferro próximo
à antiga estação de Icó (Fotos Sydney
Corrêa em 2010).
trecho
entre Petrolina e Paulistana foi desativado em 01/07/1975,
mas os trens de passageiros pararam em 1972. Apesar de a linha ser,
na prática, uma continuação das da VFFLB que
chegavam a Juazeiro, na Bahia, a inexistência de uma
ponte ferroviária sobre o São Francisco por muitos anos
fez com que, até 1972, os trens que serviam ao trecho de Petrolina
a Paulistana fossem uma linha separada, com comboios indo e
voltando no trecho, com necessidade de baldeação em
Juazeiro, onde tinham de atravessar por barco ou balsa para
seguir viagem para o Piauí. Os trilhos já foram retirados
há muitos anos. "Os restos da estação de Icó foram
encontrados após longa busca que não teria sucesso se não fosse a
colaboração do Sr. José Eliseu. Era uma parada e hoje quase
desaparece no meio de uma plantação de frutas irrigadas do São Francisco.
O ex funcionário da Leste informou que havia casas da turma próximo
da mesma, mas que delas nada restaram. A casa de turma do km 25 ainda
está de pé, hoje pertence a associação dos trabalhadores rurais. Ela
fica antes da estação de Icó e havia uma a cada 10 km, segundo o Sr.
Eliseu, para a manutenção da via permanente" (Sydney Corrêa,
11/2010).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1923 a 1972. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Sydney Corrêa; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Restos da estação de Icó em 2010. Fotos
Sydney Corrêa |
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Atualização:
29.01.2011
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