|
|
E. F. Petrolina
a Teresina (1923-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PETROLINA
Município de Petrolina, PE |
Linha Centro - km 572,272 (1960) |
|
BA-2358 |
Altitude: 377 m |
|
Inauguração: 01.03.1923 |
Uso atual: escritório de empresa (2021) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1923 |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina
à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado
de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias
no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos
levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926
avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense,
outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã
e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali.
Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens
continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro
tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar
o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí
os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de
Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo
os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de
se chegar a Teresina pela Bahia. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Petrolina, de interesse histórico, foi aberta em
1923, como estação inicial do primeiro trecho que a
ligava à estação de Rajada, em Pernambuco.
A ligação com Juazeiro era feita então por barcos.
Em 1941,
a ferrovia, que chegara a Paulistânia em 1935, no Piauí,
mas nunca a Teresina, foi entregue à V. F. F. Leste
Brasileiro.
Em 1965, os trens da VFFLB passaram a cruzar a então
novíssima ponte sobre o rio São Francisco, vindos de
Juazeiro, e, parando na estação, seguiam pela
primeira vez direto para Paulistana, no Piauí.
Em 1972,
a velha linha para Paulistana parou de vez, mas os trens da VFFLB
ainda cruzavam a ponte para terminar a viagem na estação
de Petrolina. Isto seguiu até o ano de 1977, quando
acabaram.
Mais tarde, os trilhos foram retirados e a estação
ficou isolada da linha.
Na linha nova, construiu-se uma estação
nova (Petrolina-nova), que, embora tenha tido inauguração
etc., jamais foi utilizada pelos trens de passageiros. Em 1984, as
vias férreas ainda existiam atravessando a ponte até as duas estações
de Petrolina e para além destas. Mas não havia mais indícios
que circulassem trens ali; os de passageiros, desde 1977.
As duas
estações, velha e nova, ficavam perto do fim da ponte, porém o centro
da cidade é um pouco afastado para os padrões locais. Em 2006, havia
no interior da estação velha peças de artesanato
de Mestre Quinca, o primeiro artesão da cidade. O prédio havia sido restaurado depois de ter sido abandonado, mantendo suas características
originais. Funcionava como escritório de uma empresa, mas era
aberto ao público. A construção de um viaduto
bem ao seu lado prejudicou a estética do local.
Em 2021 os dois prédios seguiam bem preservadas, e curiosamente ambos funcionam como agências funerárias e com relação aos trilhos, eles ainda eram visíveis na cidade de Petrolina e desapareciam logo após a estação nova.
Andando pela cidade de carro eu avistei também um pedaço de trilho, parcialmente coberto por terra e asfalto e que parecia ser um ramal que saia da linha principal e seguia sentindo margem do rio São Francisco, seria um ramal pra atender alguma fábrica ou escoar alguma produção específica? Talvez nunca saberemos devido as informações escassas dessa ferrovia (Informações de 2021 por relaros de Rodrigo Henrique, em 21/20/2021).
ACIMA: A estação de Petrolina, provavelmente
anos 1920, com o trem da E. F. Petrolina a Teresina à frente
(notar o dístico no carro, quase certamente o desta ferrovia)
(Aurode desconhecido, cessão Daniel Gentili)
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1923 a 1977. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Fontes: Sydney Corrêa; Coaraci Camargo;
Daniel Gentili; William -; Guias Levi, 1932-79; www.uol.com.br/petrolinaonline) |
|
|
|
A estação velha, em 17/04/1984. Foto Coaraci Camargo |
A estação nova, em 17/04/1984. Foto Coaraci Camargo
|
A estação por volta de 2004. Foto uol.com.br/petrolinaonline |
A estação em 08/2006. Foto William |
A estação velha em 21/12/2011. Foto Rodrigo Henrique |
A estação nova em 21/12/2011. Foto Rodrigo Henrique |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.01.2022
|
|