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Indice de estações
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Icó
Pau-Ferro
Rajada
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A linha em Pernambuco - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Petrolina-Teresina
(1923-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
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PAU-FERRO
Município de Petrolina, PE |
Linha Centro - km 632,461 (1960) |
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PE-4506 |
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Inauguração: 01.03.1923 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina
à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado
de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias
no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos
levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926
avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense,
outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã
e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali.
Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens
continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro
tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar
o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí
os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de
Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo
os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de
se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pau-Ferro foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em
1923. Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte
da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais
chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia,
não muito à frente de Afrânio, no ano de
1935. O
ACIMA e ABAIXO: Restos de bonito pontilhão
de pedra e ferro próximo à antiga estação
de Pau-Ferro (Fotos Sydney Corrêa em 2010).
O trecho entre Petrolina e Paulistana foi
desativado em 01/07/1975, mas os trens de passageiros pararam em 1972.
Apesar de a linha ser, na prática, uma continuação
das da VFFLB que chegavam a Juazeiro, na Bahia, a inexistência
de uma ponte ferroviária sobre o São Francisco por muitos
anos fez com que, até 1972, os trens que serviam ao trecho
de Petrolina a Paulistana fossem uma linha separada,
com comboios indo e voltando no trecho, com necessidade de baldeação
em Juazeiro, onde tinham de atravessar por barco ou balsa para
seguir viagem para o Piauí. Os trilhos já foram retirados
há muitos anos. A estação foi demolida e dela
resta apenas a plataforma, escondida no meio do mato ao lado do vilarejo.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1923 a 1972. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Sydney Corrêa; Wanderley Duck; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume 5, 1960 Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, edições
de 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Restos da estação em 2010. Fotos Sydney Corrêa
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Atualização:
29.01.2011
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