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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Icó
Pau-Ferro
Rajada
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A linha em Pernambuco - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Petrolina-Teresina (1923-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
PAU-FERRO
Município de Petrolina, PE
Linha Centro - km 632,461 (1960)   PE-4506
    Inauguração: 01.03.1923
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pau-Ferro foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1923. Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina, parando na cidade piauiense de Paulistânia, não muito à frente de Afrânio, no ano de 1935. O

ACIMA e ABAIXO: Restos de bonito pontilhão de pedra e ferro próximo à antiga estação de Pau-Ferro (Fotos Sydney Corrêa em 2010).

O trecho entre Petrolina e Paulistana foi desativado em 01/07/1975, mas os trens de passageiros pararam em 1972. Apesar de a linha ser, na prática, uma continuação das da VFFLB que chegavam a Juazeiro, na Bahia, a inexistência de uma ponte ferroviária sobre o São Francisco por muitos anos fez com que, até 1972, os trens que serviam ao trecho de Petrolina a Paulistana fossem uma linha separada, com comboios indo e voltando no trecho, com necessidade de baldeação em Juazeiro, onde tinham de atravessar por barco ou balsa para seguir viagem para o Piauí. Os trilhos já foram retirados há muitos anos. A estação foi demolida e dela resta apenas a plataforma, escondida no meio do mato ao lado do vilarejo.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1923 a 1972. Ao lado, o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos 1920. Veja aqui horários em 1963 e em 1972 (Guias Levi).
(Sydney Corrêa; Wanderley Duck; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume 5, 1960 Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, edições de 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Restos da estação em 2010. Fotos Sydney Corrêa

   
     
     
Atualização: 29.01.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.