A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Afrânio
Mafrense
Acauã
...

A linha no Piauí - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Petrolina-Teresina (1928-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
MAFRENSE (antiga MESSIAS LOPES)
Município de Acauã, PI
Linha Centro - km 736,240 (1960)
E. F. Petrolina-Teresina - km 165
  PI-3945
Altitude: -   Inauguração: 19.02.1928
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de se chegar a Teresina pela Bahia.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Mafrense foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1928, então como ponta de linha da ferrovia, condição que conservou até 1936.

Em 1942, chamava-se Messias Lopes.

"Na divisa dos Estados de Pernambuco e do Piauí, no km 152, na Serra dos Dois Irmãos, havia uma descida de 13 km, que começava nas proximidades do Pipoca (km 154) e terminava no km 165, onde seria a estação de Mafrense. Na hora da inauguração desta estação, o Cel. Raimundo Coelho Damasceno pediu ao diretor para dar o nome daquela estação o nome do grande desbravador do Piauí, Domingos Afonso Mafrense" (José Teles).

Em 1941, a estação foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro.

Em 1965, o trem passou a vir direto de Salvador, sem necessidade de baldeação em Petrolina. Mas isso pouco durou: o trem acabou em 1972. Depois disso, a estação foi demolida.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1928 a 1972. Ao lado, o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos 1920. Veja aqui horários em 1963 e em 1972 (Guias Levi).

ACIMA: Casa do engenheiro residente na estação de Mafrense (O Malho, 21/12/1929).

ACIMA: Ponte provisória da E. F. P. T. em Mafrense, no estilo "fogueira", em 1929, Supõe-se que tenha sido substituída alguns anos depois (O Malho, 21/12/1929).

(Fontes: Tarcisio Vilarinho; José Teles; http://historiadamariafumaca.blogspot.com; O Malho, 1929; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
   
     
     
Atualização: 08.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.