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E. F. Petrolina-Teresina
(1928-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
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MAFRENSE (antiga MESSIAS LOPES)
Município de Acauã, PI |
Linha Centro - km 736,240 (1960)
E. F. Petrolina-Teresina - km 165 |
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PI-3945 |
Altitude: - |
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Inauguração: 19.02.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar Petrolina
à capital do Piauí, passando pelo extremo oeste do Estado
de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí. Como diversas ferrovias
no Brasil, suas obras avançaram lentamente. Em 1923 os trilhos
levavam até Rajada, vilarejo no meio de nada. Somente em 1926
avançaram até Afrânio. Em 1928, até Mafrense,
outro vilarejo e já no Piauí. Em 1936 a Acauã
e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana). Jamais passou dali.
Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB, mas seus trens
continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador por Juazeiro
tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos para pegar
o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965 e aí
os trens passaram a correr direto até Paulistana, vindos de
Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina, e logo
os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho de
se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mafrense foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em
1928, então como ponta de linha da ferrovia, condição
que conservou até 1936.
Em 1942, chamava-se Messias Lopes.
"Na divisa dos Estados de Pernambuco
e do Piauí, no km 152, na Serra dos Dois Irmãos, havia uma descida
de 13 km, que começava nas proximidades do Pipoca (km 154) e terminava
no km 165, onde seria a estação de Mafrense. Na hora da inauguração
desta estação, o Cel. Raimundo Coelho Damasceno pediu ao diretor para dar o nome daquela estação
o nome do grande desbravador do Piauí, Domingos Afonso Mafrense"
(José Teles).
Em 1941, a estação foi incorporada
à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro.
Em 1965, o
trem passou a vir direto de Salvador, sem necessidade de baldeação
em Petrolina. Mas isso pouco durou: o trem acabou em 1972.
Depois disso, a estação foi demolida.
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1928 a 1972. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
ACIMA: Casa do engenheiro
residente na estação de Mafrense (O Malho, 21/12/1929).
ACIMA: Ponte provisória
da E. F. P. T. em Mafrense, no estilo "fogueira", em 1929,
Supõe-se que tenha sido substituída alguns anos depois
(O Malho, 21/12/1929).
(Fontes: Tarcisio Vilarinho; José Teles;
http://historiadamariafumaca.blogspot.com; O Malho, 1929; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
08.06.2020
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