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E. F. Petrolina-Teresina
(1936-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1975)
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ACAUÃ
Município de Acauã, PI |
Linha Centro - km 761,136 (1960)
E. F. Petrolina-Teresina - km 190 |
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PI-3944 |
Altitude: |
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Inauguração: 12.1936 |
Uso atual: sede da Prefeitura |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923
para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo
extremo oeste do Estado de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí.
Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente.
Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de
nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em
1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí.
Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana).
Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB,
mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador
por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos
para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965
e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana,
vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina,
e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho
de se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Acauã foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1935 (segundo o Guia Geral de 1960) ou 1936 (segundo José
Teles), como ponta de linha da ferrovia até o prolongamento
até a cidade de Paulista.
"Em 1931 e 1932 a
região foi abalada pela maior seca de nossa história. O Presidente
da República era Getúlio Vargas. Para atender a calamidade do povo
(que estava se alimentando de raízes de angelim, cuca de umbuzeiro
e mancambira), no mês de outubro de 1932, o Presidente autorizou o reinício dos trabalhos a partir
de Mafrense, ao km 204, onde mais tarde foi erigida a estação
de Paulista. Os trilhos chegaram em Acauã em dezembro de 1936. O diretor,
entre 1931 e 1933, era o Engº Manoel Torre. Em 1936 já era
o Engº Paulo de Amantino, que deu o nome à estação de 'Cauã'.
O administrador do trecho, João de Amorim, corrigiu: "Doutor,
o nome é Acauã" (José Teles).
Em 1941, foi
incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro.
A estação de Acauã fica na sede da Prefeitura do pequeno
município, isto pelo menos salvou-a de destino pior.
Um ex-funcionário da Leste que morava no local afirmou que existiu uma
parada com o mesmo nome no local: ela teria funcionado até que, com
o crescimento da vila, veio a necessidade de passar a ser uma estação mais próxima desta cidade.
ACIMA: Estação e antigo pátio,
já sem trilhos havia mais de 30 anos (Foto Sydney Corrêa
em 2010).
ACIMA: Sede de antiga fazenda prpóxima a Acaua (Foto Geraldo Langovsky
em 2021)
.
ACIMA: A antiga paradinha em 2021, já coberta de mato
(Foto Geraldo Langovsky).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1936 a 1972. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Fontes: Sydney Corrêa; Tarcisio Vilarinho,
2007; José Teles; http://historiadamariafumaca.blogspot.com;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Acima, a linha passa por Acauã e chega a Paulista, em
mapa provavelmente dos anos 1940. |
A estação de Acauã em 11/2010. Foto Sydney
Corrêa |
A estação de Acauã em 11/2010. Foto Sydney
Corrêa |
A parada, original, de Acauã em 11/2010. Apenas postes
de trilhos, hoje sem a cobertura. Foto Leandro Corrêa
Sydney |
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Atualização:
20.05.2022
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