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E. F. Petrolina-Teresina
(1923-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
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RAJADA
Município de Petrolina, PE |
Linha Centro - km 659,429 (1960) |
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PE-3905 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.03.1923 |
Uso atual: abandonada (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923 para ligar
Petrolina à capital do Piauí, passando pelo extremo
oeste do Estado de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí.
Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente.
Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de
nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em
1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí.
Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana).
Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB,
mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador
por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos
para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965
e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana,
vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina,
e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho
de se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rajada foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina em 1923.
Em 1941, foi incorporada à VFFLB e passou a fazer parte da
Linha Centro.
Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina,
parando na cidade piauiense de Paulistânia, não
muito à frente de Afrânio, no ano de 1935.
O trecho entre Petrolina e Paulistana foi desativado
em 01/07/1975, mas os trens de passageiros pararam em 1972.
Apesar de a linha ser, na prática, uma continuação
das da VFFLB que chegavam a Juazeiro, na Bahia, a inexistência
de uma ponte ferroviária sobre o São Francisco por muitos
anos fez com que, até 1972, os trens que serviam ao trecho
de Petrolina a Paulistana fossem uma linha separada,
com comboios indo e voltando no trecho, com necessidade de baldeação
em Juazeiro, onde tinham de atravessar por barco ou balsa para
seguir viagem para o Piauí.
Os trilhos já foram retirados há muitos anos. A ex-estação
funcionava em 2010 como um posto avançado da prefeitura de
Petrolina. Em 2013 estava abandonada.
ACIMA: Entre as estações de
Rajada e de Pau-Ferro, a linha da VFFLB ainda passava em território
pernambucano em 1956. Hoje, como estará este trecho,
cujos trilhos já foram retirados há mais de 30 anos?
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. V, 1960,
p. 118). ABAIXO: A estação, possivelmente nos
anos 1960 (Autor desconhecido).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1923 a 1972.
Ao lado, o trem da EFPT na estação de Petrolina,
nos anos 1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Fontes: Sydney Corrêa; Wanderley Duck;
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume
5, 1960 Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
edições de 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Rajadas, possivelmente anos 1960. Autor
desconhecido |
A estação em 2010. Fotos Sydney Corrêa |
A estação em 2010. Fotos Sydney Corrêa |
A estação em 2010. Fotos Sydney Corrêa |
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Atualização:
01.06.2018
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