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Indice de estações
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Acauã
Paulistana
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A linha no Piauí - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Petrolina-Teresina
(1938-1941)
V. F. F. Leste Brasileiro (1941-1972)
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PAULISTANA
Município de Paulistana, PI |
Linha Centro - km 775,988 (1960) |
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PI-3312 |
E. F. Petrolina-Teresina - km 204 |
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Inauguração: 25.12.1938 |
Uso atual: oficina mecânica |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 |
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HISTORICO DA LINHA: HISTORICO
DA LINHA: A linha da E. F. Petrolina a Teresina foi aberta em 1923
para ligar Petrolina à capital do Piauí, passando pelo
extremo oeste do Estado de Pernambuco e subundo pelo sul do Piauí.
Como diversas ferrovias no Brasil, suas obras avançaram lentamente.
Em 1923 os trilhos levavam até Rajada, vilarejo no meio de
nada. Somente em 1926 avançaram até Afrânio. Em
1928, até Mafrense, outro vilarejo e já no Piauí.
Em 1936 a Acauã e em 1938 até Paulista (hoje Paulistana).
Jamais passou dali. Em 1941, a ferrovia foi incorporada à VFFLB,
mas seus trens continuavam partindo de Petrolina: quam vinha de Salvador
por Juazeiro tinha de atravessar o rio São Francisco por barcos
para pegar o outro trem. A ponte sobre o rio ficou pronta em 1965
e aí os trens passaram a correr direto até Paulistana,
vindos de Salvador; mas em 1972 foram desativados a partir de Petrolina,
e logo os trilhos da antiga VVFLB foram arrancados. Foi o fim do sonho
de se chegar a Teresina pela Bahia. |
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A ESTAÇÃO: A cidade teria
se originado de uma fazenda de gado estabelecida no local pelo bandeirante
paulista Domingos Jorge Velho, por volta de 1663. Daí
o nome Paulista, em homenagem à terra de Domingos.
A cidade tornou-se município em 1889. A estação
de Paulista foi inaugurada pela E. F. Petrolina-Teresina somente
em 1935 (segundo o Guia Geral de 1960) ou 1938 (segundo José
Teles), como ponta de linha da ferrovia. Em 1941, foi incorporada
à VFFLB e passou a fazer parte da Linha Centro. Apesar do nome original da estrada, ela jamais chegou a Teresina,
parando mesmo na cidade. Em 1943, a cidade e a estação
foram renomeadas como Paulistana. Aparentemente, o que estancou
a ferrovia por ali foi a difícil subida da serra piauiense
que teria de galgar para atingir Teresina, além de passar
por uma zona praticamente deserta. Em 2007 servia como oficina, estava
em péssimo estado e pertencia a um senhor que a comprara da
Rede e alugara para o dono da oficina. "O trecho de Paulistana
a Teresina chegou a ser terraplenado e construído todas as obras de
arte. Quem passa pela Policia Rodoviária Federal rumo a Floriano e
Picos, pode observar três casas construídas pela RFFSA, para ser pátio
de manobras. Hoje, o trecho Petrolina-Paulistana de 240km está
abandonado" (Norbelino Lira de Carvalho: As mazelas nas
estradas de ferro do Piauí, sem data).
ACIMA:
Mapa publicado em 1942 mostrando o projeto da ligação
entre Paulistana (então Paulista) e Teresina (Correio Paulistano,
8/2/1942).
ACIMA: O trem da Leste Brasileiro chega ao patio da estação de Paulistana em maio de 1954 (Foto Kit CASE).
ACIMA: O passado ainda existe no prédio maltratado
da ex-estação: o dístico ainda impressiona. Era
a referência da cidade, mas, hoje, quem notaria? Quem saberá,
hoje, mais de 30 anos depois que o último trem passou por ali,
que ela um dia foi uma estação ferroviária, onde
tantas alegrias da chegada e tantas tristezas de despedidas puderam
ser contadas? (Foto Tarcisio Vilarinho, agosto de 2007).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1938 a 1972. Ao lado,
o trem da EFPT na estação de Petrolina, nos anos
1920. Veja aqui horários
em 1963 e em 1972 (Guias
Levi). |
(Fontes: Tarcisio Vilarinho; José Teles;
Norbelino Lira de Carvalho: As mazelas nas estradas de ferro do Piauí,
sem data; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. XV, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Paulistana em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XV, IBGE, 1959
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Acima, a linha parava em Paulista, em mapa provavelmente dos
anos 1940. Para o norte, era a serra. |
O maltratado prédio da estação de Paulistana,
em 08/2007. Foto Tarcisio Vilarinho |
A estação em 2012. Autor desconhecido |
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Atualização:
14.12.2021
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