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E. F. Bahia ao São
Francisco (1863-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALAGOINHAS
Município de Alagoinhas, BA |
Linha Norte - km 123,171 (1960) |
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BA-2355 |
Altitude: 137 m |
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Inauguração: 13.02.1863 |
Uso atual: uso da prefeitura (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Inicialmente
chamado de ramal de Timbó, a linha que ligaria a estação
de São Francisco, em Alagoinhas, a Sergipe foi aberta em 1887
até a localidade de Timbó, atual Esplanada. Dali para
a frente foi sendo prolongada aos poucos a partir de 1908, atingindo
Aracaju em 1913, Cedron em 1915 e Propriá somente em 1956,
às margens do rio São Francisco. Para se ligar com a
linha vinda do Recife naquele ponto, então, somente nos anos
1970, quando a ponte sobre o rio foi construída permitindo
a interligação ferroviária direta com o Nordeste. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Alagoinhas era originalmente a estação terminal
da Bahia and São Francisco Railway. Foi a última estação
a ser inaugurada, em 1863.
Em 1880, foi aberta, 600 metros antes, pelos construtores do Prolongamento
(Alagoinhas-Juazeiro), a estação de São
Francisco. Isto ocorreu 17 anos depois da abertura da linha pois
foi nesse local que se decidiu colocar a saída dos trilhos
para Juazeiro.
O local para a nova estação era adequado para, com pouco
movimento de terra, locar uma via reta de 400 m, sendo 200 m para
cada lado da estação. Afinal, da estação
de Alagoinhas, então ponta da linha, não seria
mais possível continuar a estrada para Juazeiro: o adensamento
urbano que a implantação da estação criou
em 13 anos de atividade impedia que fosse feita uma estrutura para
bifurcação de linhas e saída de um novo ramal
ali sem grandes desapropriações; por isso a decisão
por São
Francisco. Com a abertura do ramal do Timbó,
em 1908, como um prolongamento da linha que terminava em Alagoinhas,
esta estação passou a ser a primeira do ramal.
A bitola foi reduzida para um metro para acompanhar a mesma medida do ramal.
Em 1888, o meteorito de Bendegó foi trazido da região da estação de Queimados para Alagoinhas para ser pesado e dali seguiu ainda por via ferroviária para a capital baiana, de onde seguiria para o Rio de Janeiro por via marítima. Ficou-me, porém, a dúvida: a pesagem foi feita na estação de Alagoinhas ou na de São Francisco, que, em princípio, teria mais condições de pesagem pelo tipo de pátio que tinha (para isto, recomendo ler a reportagem sobre o meteorito no caixa abaixo, de 1888).
O belo prédio original da estação de Alagoinhas
foi demolido em algum instante da história, possívelmente
nos anos 1930 ou 1940 e substituído por uma mais moderna, de
alvenaria, e possivelmente menor em dimensões. A verdade é
que, quando eu estive em Alagoinhas, em janeiro de 2005, não
encontrei essa estação. Ali, segundo Alexandre
Santurian, funcionaria naquele prédio um supermercado
popular pertencente ao Governo do Estado da Bahia, a "Cesta do
Povo".
Em 2020 a estação foi reformada e descaracterizada (ver caixa abaixo).
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1888
AO LADO: Em 22 de maio, o meteorito de Bandegó havia chegado em Salvador. Ele havia sido embarcado no trem em Queimados e depois foi pesado em Alagoinhas (fica aqui a dúvida: na estação de São Frnacisco, chamada por muito tempo de estação de Alagoinhas ou na de Alagoinhas, mesmo, ali perto, mas no ramal para Sergipe? Seguiu depois para a estação de Calçada, em Salvador, para dali ser despachado de navio para o Rio de Janeiro, onde está até os dias de hoje, lembrando também que em 1888 não havia ligação ferroviária da Bahia com a capital brasileira - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO NA ÍNTEGRA) (A Provincia de S. Paulo,
3/6/1888) |
ACIMA: No centro da fotografia, no ano de
1905, atrás das árvores, a estação de
Alagoinhas com um cargueiro em sua plataforma. Ao fundo, a cidade
de Alagoinhas. Em primeiro plano, a linha (Foto Alpheu D. Gonsalves).
ACIMA: Cartaz da prefeitura de Alagoinhas mostrando a estação reformada em 2020 (Prefeitura de Alagoinhas, 2020).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alpheu D. Gonsalves; Cyro Deocleciano R. Pessoa
Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Etelvina
Rebouças Fernandes: Do mar da Bahia ao Rio do Sertão - Bahia and San
Francisco Railway, Salvador, Secretaria da Cultura e Turismo, 2006;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1979)
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Estação primitiva de Alagoinhas, possivelmente
anos
1910. Autor desconhecido |
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Atualização:
17.02.2021
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