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E. F. Bragança
(1908?-1964) |
BENJAMIN CONSTANT
(antiga TIJOCA)
Município de Bragança, PA |
E. F. Bragança - ramal de Benjamin
Constant - km 247,300 (1960) |
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RS-4154 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1908? |
Uso atual: em ruínas (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Benjamin Constant parece ter sido aberto em 1908 com 26 quilômetros
de extensão, partindo da estação de Bragança.
Não era uma extensão da linha, pois sua bitola era de
60 cm, contra um metro da bitola da linha-tronco, que terminava em
Bragança. Porém, há indicações
de que em 1904 já operava. Em 1964, em péssimas condições de
operação, fechou de vez: o fechamento do ramal foi determinado pela
RI-50 emitida pela RFFSA em 27/5/1964. |
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A ESTAÇÃO: A colônia
de Benjamin Constant localizada junto a Bragança
é de fundação mais antiga, datando de 1894, bem
longa da ponta dos trilhos nessa época.
Bem mais tarde, através de um ramal de 26 km de extensão,
foi ligada a Bragança pela estrada de ferro. Esse ramal,
de bitola de 60 centímetros, somente foi aberto após
a chegada do tronco da E. F. Bragança à cidade de Bragança,
em 1907, este com bitola métrica.
Entretanto, o Almanaque
Garnier para 1907, lançado no final de 1906, escreve em
sua página 195 que "acha-se funcionando a pequena estrada
de ferro sistema Decauville (ou seja, 60 cm de bitola) que liga o
porto de Sapucaia à sede do distrito colonial Benjamin Constant,
com o desenvolvimento de 17,658 m". Ou seja, a ferrovia parecia
já estar funcionando com parte de seu percurso total (de 29
km) antes da chegada dos trilhos da E. F. Bragança a Bragança,
o que veio a ocorrer durante o ano de 1907.
Mas onde era o porto de Sapucaia, se todas as indicações
levam-nos a crer que a estação de Bragança
funcionaria como o ponto final de uma ferrovia e inicial de outra?
A colônia teve um desenvolvimento relativamente importante,
tendo diversos engenhos de produção de aguardente em
funcionamento, inclusive dois movidos a vapor. Foram introduzidos
956 colonos espanhóis, mas o grosso do povoamento constituiu-se
de retirantes nordestinos.
A estação se chamou Tijoca por algum tempo, nos
anos 1950.
"Seis quilômetros depois passei na Vila Tijoca, o primitivo
núcleo urbano da Colônia Agrícola Benjamim Constant (a Estrada de
Ferro começou a ser construída no início da Velha República e fez-lhe
essa homenagem bem ao gosto dos militares positivistas). Nasci em
Bragança - no Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, dos barnabitas
até hoje - e me criei na Benjamim Constant. A velha estação do trem
de Benjamim, depois de ser escola, foi abandonada e está sendo destruída.
Manoela, do Museu Goeldi - que encontrei vindo de Belém para visitar
Manoel Horácio, seu pai, na Benjamim - pediu que a Câmara Municipal
tombe a Estação (no bom sentido). Está demorando. Pode ser que tombe
materialmente antes. Incentivei-a a levantar recursos - conte comigo,
Manoela - para pelo menos dar uma manutenção que impeça o processo
de arruinamento. Ela ficou animada. Eu também. A vila vinha encolhendo.
Agora, com a luz elétrica, está crescendo outra vez. A casa de meus
pais ainda está de pé, pela metade. A Capela de São Raimundo Nonato
está bem cuidada. O Cemitério mais ou menos. Visitei o túmulo de minha
avó, que era imigrante espanhola (da família Alonso, ainda hoje numerosa
em Bragança). Identifiquei outros nomes de famílias tipicamente espanhóis:
Turiel (galegos), Quadros e Monteiros (aportuguesados)" (de
antigo passageiro).
O ramal e a estação foram fechados oficialmente
em 1964, pela RI-50, de 27/5/1964, emitida pela RFFSA.
ACIMA: Estação de Bragança
e núcleo de Benjamim Constant em 1908 (Autor desconhecido). .
ACIMA: A indicação
da foto acima é que ela seria a estação de Sapucaia,
ou seja, do porto de Sapucaia, que seria o ponto de partida da E.
F. Benjamin Constant, pelo menos, antes da chegada dos trilhos da
bitola métrica a Bragança. Fica o mistério no
ar (Autor e data desconhecidoa)
(Fontes: Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro
1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
08.05.2019
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