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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tracuateua
Bragança
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Saída para o ramal de Benjamin Constant: Benjamin Constant
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Bragança (1908-1965)
BRAGANÇA
Município de Bragança, PA
E. F. Bragança - km 228,000 (1960)   RS-4161
Altitude: 28 m   Inauguração: 03.04.1908
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bragança foi inaugurada em 1908 (há fontes que dão o ano de 1907). Não era para ser, mas acabou sendo a estação terminal da ferrovia, que jamais chegaria a São Luiz, seu objetivo inicial.

A cidade era um dos municípios mais antigos do Estado do Pará.

O trem fazia o percurso em cerca de 2 horas de Belém a Bragança.

Dali a linha chegou a continuar, mas em bitola de 60 cm e não métrica, como era a linha até Bragança: era o ramal de Benjamin Constant, com 26 km, que obrigava à baldeação de trens.

"Bragança, chamada até hoje a Pérola do Caeté, pelo belo rio que banha a cidade, com a famosa festa de São Benedito, a Marujada, fartura de peixe, camarão, frutas e o famoso igarapé chamado Xumiqui" (Júlia, a "Julinha", 80 anos em 2003, Professora da UFPA).

(Fontes: Daniel Gentili; Júlia ---; profdariobenedito.blogspot.com; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação, foto sem data.

A estação de Bragança, nos anos 1950. Foto publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, p. 312
     
     
Atualização: 18.11.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.