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E. F. Bragança
(1908-1965) |
BRAGANÇA
Município de Bragança, PA |
E. F. Bragança - km 228,000 (1960) |
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RS-4161 |
Altitude: 28 m |
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Inauguração: 03.04.1908 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bragança foi inaugurada em 1908 (há fontes
que dão o ano de 1907). Não era para ser, mas acabou
sendo a estação terminal da ferrovia, que jamais chegaria
a São Luiz, seu objetivo inicial.
A cidade era um dos
municípios mais antigos do Estado do Pará.
O trem fazia o percurso em cerca de 2 horas de Belém a Bragança.
Dali a linha
chegou a continuar, mas em bitola de 60 cm e não métrica,
como era a linha até Bragança: era o ramal
de Benjamin Constant, com 26 km, que obrigava à baldeação de trens.
"Bragança, chamada até
hoje a Pérola do Caeté, pelo belo rio que banha a cidade, com a famosa
festa de São Benedito, a Marujada, fartura de peixe, camarão, frutas
e o famoso igarapé chamado Xumiqui" (Júlia, a "Julinha",
80 anos em 2003, Professora da UFPA).
(Fontes: Daniel Gentili; Júlia ---; profdariobenedito.blogspot.com;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, foto sem data. |
A estação de Bragança, nos anos 1950. Foto
publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
IBGE, vol. XIV, 1957, p. 312 |
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Atualização:
18.11.2018
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