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E. F. Bragança
(1907-1965) |
CAPANEMA
Município de Capanema, PA |
E. F. Bragança - km 174,400 (1960) |
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RS-4148 |
Altitude: 20 m |
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Inauguração: 15.11.1907 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Capanema foi inaugurada em 1907. Não
ACIMA: Três elementos característicos
da zona da Bragança: o trem (um cargueiro, no caso), o caminhão
e o pedestre maltrapilho, na foto tomada em Capanema no início
dos anos 1960 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).
ACIMA: Os trilhos eram marcantes em Capanema, pelo menos até
os anos 1950, de quando são estas fotos. As duas mostram a
avenida Barão de Capanema, que era o próprio leito da
ferrovia. ABAIXO: (esquerda) Ainda na avenida Barão de Capanema,
parte do própiro pátio da estação, onde
já aparece um dos desvios. (direita) Nesta foto, que mostra
o Mercado Municipal da cidade, o pátio da estação
também se faz presente com um desvio alémd a linha principal
à frente do prédio (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, pp. 334-335-337-339).
ABAIXO:
Inauguração do Forum Municipal de Capanema. As pessoas
se aglomeram sobre um dos desvios do pátio da estação
(Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol.
XIV, 1957, p. 339).
consegui ter nenhuma idéia da atual situação
do desativado prédio da estação, em 2008. Terá
sido demolido? |
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A estação de Capanema em 1907. Autor desconhecido
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Atualização:
03.03.2014
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