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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1907-1965)
CAPANEMA
Município de Capanema, PA
E. F. Bragança - km 174,400 (1960)   RS-4148
Altitude: 20 m   Inauguração: 15.11.1907
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Capanema foi inaugurada em 1907. Não

ACIMA: Três elementos característicos da zona da Bragança: o trem (um cargueiro, no caso), o caminhão e o pedestre maltrapilho, na foto tomada em Capanema no início dos anos 1960 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).

ACIMA: Os trilhos eram marcantes em Capanema, pelo menos até os anos 1950, de quando são estas fotos. As duas mostram a avenida Barão de Capanema, que era o próprio leito da ferrovia. ABAIXO: (esquerda) Ainda na avenida Barão de Capanema, parte do própiro pátio da estação, onde já aparece um dos desvios. (direita) Nesta foto, que mostra o Mercado Municipal da cidade, o pátio da estação também se faz presente com um desvio alémd a linha principal à frente do prédio (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, pp. 334-335-337-339).

ABAIXO: Inauguração do Forum Municipal de Capanema. As pessoas se aglomeram sobre um dos desvios do pátio da estação (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, p. 339).

consegui ter nenhuma idéia da atual situação do desativado prédio da estação, em 2008. Terá sido demolido?
     

A estação de Capanema em 1907. Autor desconhecido
     
     
Atualização: 03.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.