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E. F. Bragança
(1907-1965) |
TAUARI
(SANTA ROSA)
Município de Capanema, PA |
E. F. Bragança - km 191,306 (1960) |
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RS-4171 |
Altitude: 38 m |
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Inauguração: 09.1907 |
Uso atual: em pé - agência de correios (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tauari foi inaugurada em 1907 (de acordo com o Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) como ponta de linha por um
curto espaço de tempo.
O IPHAN, que tombou a estação, dá a data de abertura como tendo sido em 1/1/1908. Esta estação primitivaestava num conjunto arqquitetônico composto por um desvio e duas casas geminadas para funcionários da estação. O prédio existente hoje substituiu a edificação anterior e possui estilo com características de ecletismo simplificado. A estação tem seu nome originário do grande número de árvores tauarizeiros no início de ocupação da vila, que em 1906 possuía somente quatro moradores caboclos. Os nordestinos foram os primeiros imigrantes a chegarem, ainda na primeira década do século passado. Com a implantação e o advento da ferrovia, a economia mostrou mudanças com a instalação das primeiras casas comerciais, junto com a facilidade do transporte para escoar a produção de arroz, algodão, milho e feijão. Na década de 1920 chegaram os estrangeiros advindos do Líbano, Turquia e Portugal (Este parágrafo é uma adaptação do trecho escrito pelo IPHAN em uma placa na edificação).
Nos anos 1950 chamou-se Santa Rosa.
Em 2022, o prédio servia a uma agência de correio. Ele foi recuperado depois de estar em péssimas condições por um bom tempo (ver fotos de 2008 ao pé desta página). Houve modificações arquitônicas, somo os pilares existentes na cobertura do que foi a plataforma do prédio.
(Fontes: José de Alencar, 2008; Paulo Paixão, 2022; IPHAN). |
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A estação em janeiro de 2008. Foto José
de Alencar.
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A estação em janeiro de 2008. Foto José
de Alencar. |
A estação de Tauari em 22/10/2022. Foto Paulo Paixão |
A estação de Tauari em 22/10/2022. Foto Paulo Paixão |
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Atualização:
23.10.2022
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