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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Sá Pereira
Castanhal
Inocêncio Holanda
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1897?-1965)
CASTANHAL
Município de Castanhal, PA
E. F. Bragança - km 68,615 (1960)   PA-4152
Altitude: 45 m   Inauguração: 1896
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: Castanhal já antes da chegada da estrada de ferro era um núcleo constituído, com o seu comércio tradicional estabelecido.

Com o estacionamento da construção da estrada de ferro, Castanhal desempenhou durante vários anos a função de ponta de trilhos, o que veio reforçar mais ainda a sua posição de centro regional. Daí partia a estrada para Curuçá e outros UFPA).

Leis de 1892 e 1893 autorizaram a construção de um ramal para Salinas, na costa paraense. A 11 de julho de 1894 ficaram concluídos 15,040 km de linha entre Castanhal e Marapanim.

O ramal, jamais completado, foi deixado de lado em 1902.

A estação de Castanhal foi inaugurada em 1896. O conjunto de novas colônias, localizadas no trecho seguinte, até Jambu-Açu, evidentemente haveria de girar na esfera econômica deste centro já estabelecido.

Em 1896, o quadro de estações e paradas da linha era este. A linha chegava
até Castanhal e tinha oito estações. A de Belém era a 1a e a de Castanhal, a 8a. Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco (Folha do Norte, 29/2/1896).

"Em Castanhal, o trem entrava imponente na gare mais bonita da estrada, com duas plataformas, e o trem passava ao centro. Lá a demora era um pouco maior, a cidade comportava" (Júlia, a "Julinha", 80 anos em 2003, Professora).

A mais bonita estação da velha estrada já foi para o saco: hoje, 2008, há um memorial no lugar dela, na esquina da avenida Barão do Rio Branco com a rua Irmã Adelaide. Teria sido demolida na gestão do prefeito Almir Lima (lastimável atitude) que foi prefeito entre 1977 e 1982. Porém, Pedro Mota Filho tem fotografias desta demolição dando a data como tendo sido em 1966 - antes do tal prefeito citado. Qual será a data correta?

Apesar disso, há uma réplica de uma locomotiva a vapor, a Castanhal, com o nome da cidade, exposta na Praça do Estrela. A atual avenida Barão do Rio Branco faz uma curva suave exatamente como fazia a ferrovia.


ACIMA: A estação de Castanhal e o núcleo de colonização de Nhangapi, de 1898, em mapa de 1908 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).

ACIMA e ABAIXO: A demolição da estação de Castanhal, citada pelo dono das fotografias como tendo sido em 1966 e não no final dos anos 1980 (Acervo Pedro Mota Filho).

(Fontes: Acervo Pedro Mota Filho; Folha do Norte, 29/2/1896; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; José Maria Quadros de Alencar: Blog do Alencar; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1957)
     

A estação de Castanhal, nos anos 1950. Foto publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, p. 346

Idem, citada como sendo em 1968. Mas foi mesmo, se a estação pode ter sido demolida em 1966?

A demolição da estação, citada como tendo sido em 1966 pelo dono da fotografia. Acervo Pedro Mota Filho
     
     
Atualização: 08.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.