|
|
E. F. Bragança
(n/d-1965) |
SÁ PEREIRA
Município de Castanhal, PA |
E. F. Bragança - km 61,163 (1960) |
|
PA-4157 |
Altitude: 42 m |
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Sá Pereira,
por sua situação, pode ter sido a antiga Parada
do 2o Igarapé do Castanhal: Em 1896, o
quadro de estações e paradas da linha era este.
A linha chegava até Castanhal
e tinha oito estações. A de Belém era
a 1a e a de Castanhal, a 8a. Havia ainda 16 paradas, tudo
isso em 75 km de linha-tronco. A Parada do 2o Igarapé
do Castanhal era a 16a. parada (Folha do
Norte, 29/2/1896).
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.03.2014
|
|