A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Belém
Entroncamento
Ananindeua
...
Saída para o ramal de Pinheiro: Una
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Bragança (1906-1964)
ENTRONCAMENTO
Município de Belém, PA
E. F. Bragança - km 5,540 (1960)   PA-4132
Altitude: 18 m   Inauguração: 07.01.1906
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 31 de dezembro de 1964, em péssimas condições de operação, fechou de vez (RFFSA - DD-187 de 18/12/1964).
 
A ESTAÇÃO: A estação consta como tendo sido aberta em 1906.

Seu nome - Entroncamento - era certamente o da função que tinha, ou seja, servir de entroncamento da linha-tronco da E. F. Bragança com o ramal de Pinheiro, que teria sido também inaugurada no mesmo dia.

ACIMA: Estação de Entroncamento nos anos 1940 (Acervo Revista Life - Google).
     

A estação de Entroncamento. Foto provavelmente dos anos 1910. Autor desconhecido
     
     
Atualização: 21.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.