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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Entroncamento
Ananindeua
Marituba
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1884?-1965)
ANANINDEUA
Município de Ananindeua, PA
E. F. Bragança - km 13,510 (1960)   PA-4133
Altitude: 17 m   Inauguração: 1884?
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: Referências históricas datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação de Ananindeua. Esses traços guardam relação com o estabelecimento de uma parada e/ou estação da Estrada de Ferro de Bragança, na área territorial onde hoje se encontra instalada sua sede municipal (ou seja - a estação deve já ter sido demolida).

Em 1896, o quadro de estações e paradas da linha era este. A linha chegava até Castanhal e tinha oito estações. A de Belém era a 1a e a de Ananindeua, a 3a. Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco (cf. Folha do Norte, 29/2/1896).

A partir da localização da estação, provavelmente inaugurada já na instalação do primeiro trecho da ferrovia em 1884, o povoamento cresceu, sendo reconhecido como freguesia, e, em 1938, como distrito. Em 1944, foi instalada como município.

Depois da desativação da ferrovia nos anos 1960, a velha estação foi demolida e em seu lugar existiia em 2008 um terminal rodoviário.


ACIMA: Primeiro trecho inaugurado da E. F. de Bragança, entre Belém e Benevides, em 1884 - o mapa é de 1908. Notar a posição de Ananindeua (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).

(Fontes: José Maria Quadros de Alencar: Blog do Alencar, entrada 26/01/2008; Folha do Norte, 29/2/1896; Wikipedia; Revista Brasileira de Geografia, 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Ananindeua, no meio da mata. Foto sem data; autor desconhecido
     
     
Atualização: 23.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.