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E. F. Bragança
(1884?-1965) |
ANANINDEUA
Município de Ananindeua, PA |
E. F. Bragança - km 13,510 (1960) |
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PA-4133 |
Altitude: 17 m |
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Inauguração: 1884? |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: Referências históricas
datadas de meados do século XIX permitem identificar traços da fundação
de Ananindeua. Esses traços guardam relação com o estabelecimento
de uma parada e/ou estação da Estrada de Ferro de Bragança, na área
territorial onde hoje se encontra instalada sua sede municipal (ou
seja - a estação deve já ter sido demolida).
Em 1896, o quadro de estações e paradas
da linha era este. A linha
chegava até Castanhal e tinha
oito estações. A de Belém era a 1a e a de Ananindeua,
a 3a. Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco (cf. Folha
do Norte, 29/2/1896).
A partir da localização da estação,
provavelmente inaugurada já na instalação do
primeiro trecho da ferrovia em 1884, o povoamento cresceu, sendo reconhecido
como freguesia, e, em 1938, como distrito. Em 1944, foi instalada
como município.
Depois da desativação da ferrovia nos anos 1960, a velha estação foi demolida e em seu lugar existiia
em 2008 um terminal rodoviário.
ACIMA: Primeiro trecho inaugurado da E. F. de Bragança,
entre Belém e Benevides, em 1884 - o mapa é de 1908.
Notar a posição de Ananindeua (Revista Brasileira de
Geografia, jul-set 1961).
(Fontes: José Maria Quadros de Alencar:
Blog do Alencar, entrada 26/01/2008; Folha do Norte, 29/2/1896; Wikipedia;
Revista Brasileira de Geografia, 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro
do Brasil, 1960) |
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Estação de Ananindeua, no meio da mata. Foto sem
data; autor desconhecido
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Atualização:
23.10.2022
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