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E. F. Bragança
(1906-1965) |
LIVRAMENTO
Município de Igarapé-Açu,
PA |
E. F. Bragança - km 134,199 (1960) |
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RS-4163 |
Altitude: 11 m |
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Inauguração: 1906 |
Uso atual: em ruínas |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: A estação
ou parada de Livramento foi inaugurada em 1906. "(Depois
de sairmos de São Luiz) logo estávamos na Vila de Livramento,
passávamos sob uma ponte de ferro, cheia de arcos.
ACIMA: Mapa do trecho da E. F. Bragança, em
1908, entre São Luiz e Timboteua, mostrando a localização
da estação de Livramento (entre os limites da colônia
São Luiz e o rio Maracanã). O rio Livramento, citado,
deveria talvez ser outro, junto à estação, ou
então o mesmo Maracanã, conhecido por outro nome. Notar
no mapa a data de 1903 como instalação da estação,
mas outra fonte cita o ano de 1906, inclusive com a permanência
da estação por algum tempo como ponta de linha (Revista
Brasileira de Geografia, jul-set 1961).
O rio lá em baixo de água escura, tinha o nome do lugar, Livramento"
(Júlia, a "Julinha", 80 anos em 2003, professora da UFPA).
Em 2008, sabe-se que a Julinha estava enganada: A ponte do
Livramento passa sobre o rio Maracanã. As pontes do Sapucaia,
sobre o rio Caeté, a do Livramento e a de Jambu-Açu
são os registros materiais mais perenes da antiga estrada de ferro,
praticamente indestrutíveis. A do Livramento está bem cuidada
e pintada de preto e amarelo. Passa hoje um carro de cada vez. Bem
ao lado, na cabeceira, uma caixa d'água igualzinha à da saída
de Bragança, só que melhor conservada. O contraste dela (a
ponte) com o rio de águas escuras é perfeito. A duzentos metros da
rodovia ainda existem as ruínas da velha estação. (Fontes: Wikipedia;
Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro de 1961; Guia Geral
de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; José Maria Quadros de
Alencar, Blog do Alencar, 23/01/2008) |
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Atualização:
03.03.2014
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