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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Livramento
Timboteua
Peixe-Boi
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1906-1965)
TIMBOTEUA
Município de Nova Timboteua, PA
E. F. Bragança - km 146,220 (1960)   RS-4162
Altitude: 50 m   Inauguração: 1906
Uso atual: desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: Em 1888, Serafim dos Anjos Costa requereu junto ao governo provincial área de terras onde hoje se localiza a sede

ACIMA: A estação de Timboteuai, próxima à Estação Experimental, localizada entre esta estação e a de Peixe-Boi, em mapa de 1908 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).

municipal de Nova Timboteua. O local atraiu novos moradores e em 1892 o núcleo já estava instalado. O povoado de Timboteua foi reconhecido em 1895, porém a população entrou en decadência e o povoado acabou se extinguindo em 1906, em função da construção da Estrada de Ferro de Bragança, que passava a alguns quilômetros dali. Com a estação ali erigida, surgiu um núcleo às margens da estrada de ferro, a localidade denominada de Tabuleta, por causa da existência de um marco da quilometragem da via férrea. A estação, no entanto, já se chamava Timboteua desde a inauguração. Era esta, aliás, a estação mais alta de todas as da rede bragantina: estava a apenas 50 m de altitude. Em 1915,

AO LADO: Notícia trágica em 1959. Uma família inteira morreu, próxima à estação de Timboteua, devido ao choque de um trolei com dois vagões da ferrovia (Folha da Manhã, 5/8/1959).
devido ao progresso, Tabuleta atingiu a condição de povoado. Essa denominação não perdurou, optando os moradores pela de Nova Timboteua, para diferenciar da "velha" Timboteua. O município de Nova Timboteua foi criado em 1943. Aliás, diz a lenda que Fidel Castro seria brasileiro e teria nascido exatamente aqui. Por que teria ele emigrado para fazer uma revolução em Cuba? Em 2008, a velha estação estava de pé. Era, então, a agência dos Correios. Também não era a estação original, que aparece em foto de 1970. Mas os armazéns da ferrovia não existem mais. E a placa de aço esmaltado - igual ao das antigas placas de ruas - ficava meio escondida. Só avistava quem procurava por ela.
(Fontes: José Maria Quadros de Alencar: Blog do Alencar, 23/01/2008; Folha da Manhã, 1959; Wikipedia)
     

A estação em 1907. Foto de autor desconhecido

A estação em janeiro de 2008. O prédio não é o mesmo de cem anos antes. Foto José de Alencar.

A estação em janeiro de 2008. O prédio não é o mesmo de cem anos antes. Foto José de Alencar.
     
     
Atualização: 03.03.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.