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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Ananindeua
Marituba
Itapepucu
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Bragança (1884-1965)
MARITUBA
Município de Marituba, PA
E. F. Bragança - km 17,210 (1960)   PA-4134
Altitude: 16 m   Inauguração: 09.11.1884
Uso atual: sede de batalhão da Polícia (2008)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Em 1616, quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém, já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida, açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho, formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém, foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura, São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão. A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos, resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas. Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação, fechou de vez.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Marituba parece ter sido aberta com o primeiro trecho da ferrovia, entre Belém e Benevides, em 1884. Em 1896, o quadro de estações e paradas da linha era este.

A linha chegava
até Castanhal e tinha oito estações. A de Belém era a 1a e a de Castanhal, a 8a. Havia ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco. A parada de Marituba era a 7a. parada (Folha do Norte, 29/2/1896). O prédio estaria em pé em 2008, servindo como sede de um batalhão policial. A antiga estação, sede da vila operária da ferrovia, havia se tornado município em 1997.

Como estavam Marituba e seu antigo complexo em 2008: "Chego a Marituba, onde recupero o leito da antiga ferrovia, que passava ao lado da caixa-d'água, que por ser a mais antiga não é de concreto armado. Mas é muito mais bonita, justiça se lhe faça. O reservatório, que me parece de cobre - a julgar pela durabilidade e pela cor azinhavrada - está intacto. Do outro lado ficavam as oficinas da estrada de ferro, onde hoje é a EMATER. As oficinas eram enormes e nelas
rabalhavam muitos operários. Marituba era, na verdade, uma vila operária da ferrovia. Perto da igreja havia casas antigas, sólidas, cobertas de telhas francesas - como as que ainda hoje existem na EMBRAPA, antigo IPEAN - destinadas aos que trabalhavam na ferrovia e nessas oficinas. Nunca entrei nas oficinas, mas já vi fotos dos seus equipamentos. Os tornos mecânicos eram imensos. Imagine o que era tornear uma roda motriz de uma locomotiva. Essa oficina era o que de mais avançado havia em transporte terrestre e por ela se pode medir o grau de inserção da economia paraense na economia mundial. Muitos dos avanços tecnológicos aqui chegavam rapidamente. Era, bem comparando, como se hoje tivéssemos aqui um TGV francês ou um trem-bala japonês. Perto do Rio Uriboca, perto de se tornar mais uma vala - daqui por diante os igarapés correm para as bandas do Maguari - há um outro fragmento das oficinas" (José Maria Quadros de Alencar, Blog do Alencar, 27/01/2008).

José de Alencar nada comentou sobre a estação em si, que outro visitante afirma ser a sede de batalhão da polícia. Estaria ela realmente ainda de pé em 2008?

ACIMA: Planos para a construção de colônia em Marituba (aqui escrito Murituba) em 1876, ainda no período pré-ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 19/3/1876).

ACIMA: A estação e a colônia de Marituba, na extrema-esquerda neste mapa e sem a data de sua implantação assinalada. O mapa é de 1908. Aparece também o ramal do trenzinho a burro para Bemfica, aberto, segundo o mapa, em 1875 (Revista Brasileira de Geografia, jul-set 1961).

ACIMA: A estação, ao fundo, a torre da caixa d'água e a vila ferroviária. A estação, nessa época, parecia não ser a mesma que existia em 1957 - ver foto no pé da página. A foto deve ser dos anos 1910.

ACIMA: Mesma época da fotografia mais acima: o pátio visto da estação, com a caixa d'água e a vila operária (Autor e data desconhecidos).


ACIMA: Rua principal da cidade de Ananindeua, nos anos 1950. Era exatamente a que passava o trem da E. F. Bragança, na época já capenga. Curiosamente, a publicação da qual foi estraída a fotografia não falava em nenhum momento o nome Marituba - apenas Ananindeua, nome do município. Aí era em Marituba, que na época não era município (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, p. 281).


(Fontes: José Maria Quadros de Alencar; Folha do Norte, 1896; Wikipedia; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, julho-setembro de 1961; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XIV, 1957; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação de Marituba. Foto publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, p. 281

As oficinas nos anos 1950. Foto publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, vol. XIV, 1957, p. 280

A caixa d'água também sobreviveu em janeiro de 2008. Compare...

...com as fotos acima. Fotos José de Alencar

Parte das antigas oficinas viraram lojas em janeiro de 2008. Foto José de Alencar
 
     
Atualização: 13.05.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.