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E. F. Bragança
(1906-1965) |
PEIXE-BOI
Município de Peixe-Boi, PA |
E. F. Bragança - km 156,486 (1960) |
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RS-4150 |
Altitude: 11 m |
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Inauguração: 01.03.1906 |
Uso atual: ponto comercial (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 1965, em péssimas condições de operação,
fechou de vez. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Peixe-Boi foi inaugurada em 1906. "De Timboteua,
rumávamos para Peixe-Boi, vila maior, rio maravilhoso, era um dos
melhores climas do Brasil, lá havia fazendeiros, tinha
ACIMA: A estação de Peixe-Boi, junto
à Estação Experimental, localizada entre esta
estação e a de Timboteua, em mapa de 1908 (Revista Brasileira
de Geografia, jul-set 1961). ABAIXO: Pátio de Peixe-Boi, provavelmente
anos 1950. Se a estação é a que está à
direita (parece ter uma plataforma e está ao largo dos trilhos,
é estranho, pois não está centralizada com a
duplicação da linha para manobras (Autor desconhecido).
venda
de queijo, todas as pessoas que podiam não deixavam de comprar, pois
era de um sabor incomparável" (Júlia, a "Julinha",
80 anos em 2003, Professora da UFPA). O prédio oiriginal
da estação, retratado abaixo, parece ter sido substituído
por outro de alvenaria mais tarde, como o que aparece na foto maior,
acima. O prédio da estação ainda existia em 2010,
mas parece não ser mais o original: segundo Marlon Wanzeller,
trata-se de um prédio antigo, de alvenaria, forte, porém abandonado
pelo poder público, onde alguns comerciantes estão ocupando irregularmente
as dependências da estação para desenvolverem suas atividades.
(Fontes: Marlon Wanzeller; Júlia __; IBGE: Revista
Brasileira de Geografia, 1961) |
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Estação de Peixe-Boi, provavelmente anos 1910.
Autor desconhecido
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Atualização:
03.03.2014
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