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E. F. Bragança
(1884-1964) |
SÃO
BRAZ
Município de Belém, PA |
E. F. Bragança - km 0 (1960) |
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PA-4131 |
Altitude: 10 m |
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Inauguração: 24.06.1884 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: Em 1616,
quando Francisco Caldeira Castelo Branco aportou em Belém,
já lá encontrou comerciantes batavos e ingleses. Com a cidade já estabelecida,
açorianos também ali se instalaram e com isso outros núcleos foram
surgindo, como Souza do Caeté, a futura Bragança. Para prover o abastecimento
da região, já existia a cidade de São Luiz, no Maranhão, mas as comunicações
por mar, por terra e por via fluvial eram difíceis. Ao longo do caminho,
formaram-se pequenos povoados, como Castanhal, Igarapé-Açu, Timboteua
e Capanema. Somente no último quarto do século 19 é que o Governo
Provincial resolveu-se pela construção de uma estrada de ferro na
região, quando esta já tinha produção agrícola razoável, mas uma imensa
dificuldade de escoamento. A ferrovia deveria ligar Belem a São
Luiz. Em 1870 já havia negociações nesse sentido. Após várias
demoras e desistências, a obra começou em meados de 1883. Em 24 de
junho de 1884 foi inaugurado o trecho inicial até a colônia de Benevides
e em 1885, a Apeú. O trecho seguinte até Jambu-Açu, a 105 km de Belém,
foi completado em 1897. Até 1907, a ferrovia avançou mais 31 km e
em 1908 chegou a Bragança, seu objetivo mais importante: a essa altura,
São Luiz era já um sonho numa estrada que não atingia 300 km de extensão.
A ferrovia, sempre deficitária, tentou-se arrendar em 1900, mas, como
o desenvolvimento na região por ela percorrida compensava os prejuízos,
resolveu-se por um empréstimo externo no valor de 650 mil libras esterlinas.
Finalmente, em 1923, a ferrovia foi repassada para a União e o Estado
tornou-se seu arrendatário até 1936. A partir daí, passou de vez para
administração federal. Em 31 de dezembro de 1964, em péssimas condições
de operação, fechou de vez (RFFSA - DD-187 de 18/12/1964). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Braz foi inaugurada com o primeiro trecho da
ferrovia, em 1884.
Porém, não está claro para mim se a estação
de 1884 já seria a que ficou até o final das operações
da ferrovia nos anos 1960, ou mesmo se ela estava no mesmo local da
estação que foi demolida mais tarde após a interrupção
do tráfego na ferrovia nos anos 1960 (ver foto abaixo).
O Guia Geral de Estradas de Ferro de 1960 dá como sendo a inauguração
de São Braz o ano de 1909. Pode ser a data de construção
do prédio definitivo de que falamos acima.
Mas o fato é que São Braz já existia antes.
E não era a primeira estação da linha, que a
partir de 1893 passou a partir da estação chamada de
Belem, no porto da cidade.
Em 1887 começaram os trabalhos de construção
da estrada a partir de São Braz até o centro
da cidade, 6 quilômetros, aproveitando-se o trecho já
feito entre São Braz e Batista Campos, e esse
pedaço de linha foi inaugurado em 2 de maio de 1893.
"Apenas para colaborar com as informações sobre
o tracado original da ferrovia dentro da área urbana de Belém,
os registros informam que além do ramal que iniciava em uma
estação localizada na Trav. 16 de novembro com a Almirante
Tamandaré (onde hoje localiza-se
o Hotel de transito do Exercito) e tinha como trajeto a 16 de novembro,
Praça Amazonas, Rua dos Jurunas (hoje Roberto Camelier), Mundurucus,
Passagem do Horto, Gentil até a estação de São
Braz existia outro ramal que partia do entroncamento sobre o leito
da atual Pedro Alvares Cabral chegando aos armazens do cais do Porto.
Inclusive, em alguns mapas antigos de Belém, a atual Pedro
Álvares Cabral era chamada de Rua do Trilho"
(José Maria Quadros de Alencar, Blog do Alencar, 23/01/2008).
Em 1896, o quadro de estações e paradas da linha era
este. A linha chegava até
Castanhal e tinha oito estações. A de Belém
era a 1a e a de Castanhal, a 8a (Folha do Norte, 29/2/1896).
A de São Braz era a 2a estação. Havia
ainda 16 paradas, tudo isso em 75 km de linha-tronco. No local da
antiga estação, demolida, fica hoje a estação
rodoviária de Belém.
Em 25 de junho de 1964 foi determinado o fechamento imediato dos trens de passageiros na ferrovia (RI-105 da RFFSA). Em 28 de dezembro do mesmo ano foi determinado o fechamento definitivo da estrada (DD-187 da RFFSA).
ACIMA: Mapa da cidade de Belem em 1889, mostrando
a estação São Braz e o leito da ferrovia (linha
cheia - as linhas pontilhadas são de bondes) (Autor desconhecido).
ACIMA: Estação de São Braz, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio e oficinas de São Braz, por volta
dos anos 1950 (Acervo Revista Ferroviária).
ACIMA: Trem da E. F. Bragança
na estação de São Braz, em Belém (Foto
Dmitri Kessel, revista LIFE, anos 1950).
1961
AO LADO: A notícia de fevereiro
de 1961 dava como concluída a ligação
da estação de São Braz com o porto de
Belém e que agora tudo iria melhorar. Como a estrada
fechou quatro anos depois, vemos que o dinheiro foi gasto
para nada (Folha de S. Paulo, 6/2/1961).
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ACIMA: Outros tempos: no local onde antigamente
ficava a estação São Braz, da E. F. Bragança,
em Belém, fica nos anos 2000 o terminal rodoviário, sinal da
vitória dos pneus sobre os trilhos (Foto José de Alencar,
que, aliás, aparece na fotografia com o seu indefectível
cajado para suas caminhadas).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1884 a 1964.
Ao lado, um destes trens junto à plataforma de São
Braz, no início do século XX. |
(Fontes: José Maria Quadros de Alencar; Dmitri
Kessel; Folha do Norte, 29/2/1896;
LIFE, anos 1950; Revista Ferroviária; Revista Brasileira de
Geografia, julho-setembro 1961; Guia Geral de Estradas de Ferro do
Brasil, 1960) |
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A primeira estação de Belem, em 1899. Autor desconhecido |
A estação provavelmente por volta de 1910. Cartão
postal de Martins & Araújo Editores |
A estação de São Braz, provavelmente anos
1920. Autor desconhecido |
A mesma foto à direita no alto, colorizada. |
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Atualização:
18.06.2020
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