A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Venda Nova
Cabras
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Ramal Férreo Campineiro (1893-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1950)
Cia. Paulista de Força e Luz (1950-1952)
E. F. Sorocabana (1952-1960)
CABRAS
Município de Campinas, SP
Linha-tronco - km 30,466 (1921); km 31 (1938)   SP-4033
Altitude: -   Inauguração: 21.09.1894
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ramal Férreo Campineiro foi estabelecida em 1889, mas abriu seus serviços à população, no trecho entre a estação da Cia. Paulista e o bairro de Arraial dos Souzas (Souzas) em 1893, com uma bitola de 60 cm. Dali prosseguiu até a fazenda dos Laranjais, em 1894 (?) e ao bairro das Cabras. Em 1912, a empresa foi arrematada pela Cia. Campineira de Tração, Luz e Força, que tinha acabado de conseguir a autorização para linhas de bondes elétricos em Campinas. Em 17 de dezembro de 1917, foi aberta a linha com bondes elétricos até Joaquim Egídio (ex-Laranjais). Em 1950 a empresa passou para as mãos da CPFL para em 1952 ser entregue à Sorocabana. Esta imediatamente extinguiu o transporte de mercadorias e carga. Em 10 de fevereiro de 1960 os bondes de passageiros cessaram o tráfego e a linha começou a ser arrancada logo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação e o ramal de Cabras foram autorizados a ser abertos em 13 de agosto de 1893, tendo a estação ainda o nome de São Lourenço, ou ainda em outras fontes, São Luciano), como ponta da linha-tronco da futura "Cabrita", como era chamada a linha (ver caixa abaixo, de 1893). Outra autorização para as linhas - agora a que ligava Cabras a Joaquim Egidio - foi anunciada um ano depois, em 23 de setembro de 1894 (ver caixa de 1894 abaixo). Um dia antes, a imprensa anunciou a inauguração, que ocorreu no dia 21 de setembro (ver caixa de 1894 abaixo)

A confusão de nomes citados nesses artigos e mesmo em outras literaturas atrapalha muito a compreensão de algumas estações e de ramais no RFC: Joaquim Egidio, Cabras, Ramal de Rio das Cabras, São Luciano, São Lourenço, Pedras.

A linha ficou sem operar entre Souzas e Cabras, entre setembro de 1932 (quando a ponte do trem sobre o rio Atibaia, em Souzas, foi bombardeada durante a revolução) e, pelo menos, maio de 1933, como informaram os guias de horários ferroviários. Em dezembro deste ano, a linha já estava funcionando novamente (ver notícia da época, mais abaixo).

Foi desativada em 1960. A estação já foi demolida.


1893
AO LADO: A estação de Cabras foi anunciada com o nome de São Luciano. A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações (O Estado de S. Paulo, 13/8/1893).

1894
AO LADO: A inauguração do ramal de Rio das Cabras no dia 21 de setembro . A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações (O Estado de S. Paulo, 22/9/1894).

1894
AO LADO: A estação de São Lourenço seria logo depois a de Cabras. A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações. Qualk seria a estação de Pedras? A de Cabras, também? (O Estado de S. Paulo, 23/9/1894).

1911
ACIMA
: notícia publicada no jornal sobre a localidade e a conservação do prédio da estação (O Estado de S. Paulo, 16/4/1911).

1933
AO LADO: Novo horário dos bonde para Cabras não agrada a população (Folha de S. Paulo, 31/12/1933).

ACIMA: A fotografia da reportagem de 1950 (CLIQUE SOBRE ELA PARA LER TODA A REPORTAGEM SOBRE O BAIRRO) foi provavelmente tirada em Cabras (Diario Popular, 8/2/1950).

ACIMA: A estação de Cabras no seu último ano de operação (1960), com o bonde elétrico esperando para sair (Acervo César Henrique Martins).

(Fontes: César Henrique Martins; Ramal Férreo Campineiro: relação oficial de estações, 1938; O Estado de S. Paulo, 1911 e 24/6/1921; Folha de S. Paulo, 1933)
     

A estação, sem data. Acervo César Henrique Martins
 
     
Atualização: 30.07.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.