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Venda Nova
Cabras
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Ramal Férreo
Campineiro (1893-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1950)
Cia. Paulista de Força e Luz (1950-1952)
E. F. Sorocabana (1952-1960) |
CABRAS
Município de Campinas, SP |
Linha-tronco - km 30,466 (1921); km 31 (1938) |
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SP-4033 |
Altitude: - |
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Inauguração: 21.09.1894 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ramal
Férreo Campineiro foi estabelecida em 1889, mas abriu seus
serviços à população, no trecho entre
a estação da Cia. Paulista e o bairro de Arraial dos
Souzas (Souzas) em 1893, com uma bitola de 60 cm. Dali prosseguiu
até a fazenda dos Laranjais, em 1894 (?) e ao bairro das Cabras.
Em 1912, a empresa foi arrematada pela Cia. Campineira de Tração,
Luz e Força, que tinha acabado de conseguir a autorização
para linhas de bondes elétricos em Campinas. Em 17 de dezembro
de 1917, foi aberta a linha com bondes elétricos até
Joaquim Egídio (ex-Laranjais). Em 1950 a empresa passou para
as mãos da CPFL para em 1952 ser entregue à Sorocabana.
Esta imediatamente extinguiu o transporte de mercadorias e carga.
Em 10 de fevereiro de 1960 os bondes de passageiros cessaram o tráfego
e a linha começou a ser arrancada logo depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação e o ramal de Cabras foram autorizados a ser abertos em 13 de agosto de 1893, tendo a estação ainda o nome de São Lourenço, ou ainda em outras fontes, São Luciano), como ponta
da linha-tronco da futura "Cabrita", como era chamada a
linha (ver caixa abaixo, de 1893). Outra autorização para as linhas - agora a que ligava Cabras a Joaquim Egidio - foi anunciada um ano depois, em 23 de setembro de 1894 (ver caixa de 1894 abaixo). Um dia antes, a imprensa anunciou a inauguração, que ocorreu no dia 21 de setembro (ver caixa de 1894 abaixo)
A confusão de nomes citados nesses artigos e mesmo em outras literaturas atrapalha muito a compreensão de algumas estações e de ramais no RFC: Joaquim Egidio, Cabras, Ramal de Rio das Cabras, São Luciano, São Lourenço, Pedras.
A linha ficou sem operar entre Souzas e Cabras, entre
setembro de 1932 (quando a ponte do trem sobre o rio Atibaia, em Souzas,
foi bombardeada durante a revolução) e, pelo menos,
maio de 1933, como informaram os guias de horários ferroviários.
Em dezembro deste ano, a linha já estava funcionando novamente
(ver notícia da época, mais abaixo).
Foi desativada em 1960. A estação já foi demolida.
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1893
AO LADO: A estação de Cabras foi anunciada com o nome de São Luciano. A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações (O Estado de S. Paulo, 13/8/1893). |
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1894
AO LADO: A inauguração do ramal de Rio das Cabras no dia 21 de setembro . A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações (O Estado de S. Paulo, 22/9/1894). |
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1894
AO LADO: A estação de São Lourenço seria logo depois a de Cabras. A confusão de nomes atrapalha muito a boa compreensão das linhas e estações. Qualk seria a estação de Pedras? A de Cabras, também? (O Estado de S. Paulo, 23/9/1894). |
1911
ACIMA: notícia publicada
no jornal sobre a localidade e a conservação
do prédio da estação (O Estado de S.
Paulo, 16/4/1911).
1933
AO LADO: Novo horário dos bonde para Cabras não
agrada a população (Folha de S. Paulo, 31/12/1933). |
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ACIMA: A fotografia da reportagem de 1950 (CLIQUE SOBRE ELA PARA LER TODA A REPORTAGEM SOBRE O BAIRRO) foi provavelmente tirada em Cabras (Diario Popular, 8/2/1950).
ACIMA: A estação de Cabras no seu
último ano de operação (1960), com o bonde elétrico
esperando para sair (Acervo César Henrique Martins).
(Fontes: César Henrique Martins; Ramal Férreo
Campineiro: relação oficial de estações,
1938; O Estado de S. Paulo, 1911 e 24/6/1921; Folha de S. Paulo, 1933)
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A estação, sem data. Acervo César Henrique
Martins |
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Atualização:
30.07.2020
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