A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Quedas
Venda Nova
Cabras
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Ramal Férreo Campineiro (n/d-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1950)
Cia. Paulista de Força e Luz (1950-1952)
E. F. Sorocabana (1952-1960)
VENDA NOVA
Município de Campinas, SP
Linha-tronco - km 27 (1938)   SP-4034
Altitude: -   Inauguração: x.x.xx
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 2000 (reconstrução)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ramal Férreo Campineiro foi estabelecida em 1889, mas abriu seus serviços à população, no trecho entre a estação da Cia. Paulista e o bairro de Arraial dos Souzas (Souzas) em 1893, com uma bitola de 60 cm. Dali prosseguiu até a fazenda dos Laranjais, em 1894 (?) e ao bairro das Cabras. Em 1912, a empresa foi arrematada pela Cia. Campineira de Tração, Luz e Força, que tinha acabado de conseguir a autorização para linhas de bondes elétricos em Campinas. Em 17 de dezembro de 1917, foi aberta a linha com bondes elétricos até Joaquim Egídio (ex-Laranjais). Em 1950 a empresa passou para as mãos da CPFL para em 1952 ser entregue à Sorocabana. Esta imediatamente extinguiu o transporte de mercadorias e carga. Em 10 de fevereiro de 1960 os bondes de passageiros cessaram o tráfego e a linha começou a ser arrancada logo depois.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Venda Nova não tem data de inauguração conhecida. O ano provável de inauguração é 1894.

A linha ficou sem operar entre Souzas e Cabras, entre setembro de 1932 (quando a ponte do trem sobre o rio Atibaia, em Souzas, foi bombardeada durante a revolução) e, pelo menos, maio de 1933, como informavam os guias de horários ferroviários. Em dezembro deste ano, a linha já estava funcionando novamente.

(Fontes: Ramal Ferreo Campineiro: relação oficial de estações, 1938; Foha de S. Paulo, 31/12/1933)
     
 
     
Atualização: 26.11.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.