|
|
...
Quedas
Venda Nova
Cabras
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
Ramal Férreo
Campineiro (n/d-1912)
Cia. Campineira de Tração, Luz e Força (1912-1950)
Cia. Paulista de Força e Luz (1950-1952)
E. F. Sorocabana (1952-1960) |
VENDA NOVA
Município de Campinas, SP |
Linha-tronco - km 27 (1938) |
|
SP-4034 |
Altitude: - |
|
Inauguração: x.x.xx |
Uso atual: n/d |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2000 (reconstrução) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ramal
Férreo Campineiro foi estabelecida em 1889, mas abriu seus
serviços à população, no trecho entre
a estação da Cia. Paulista e o bairro de Arraial dos
Souzas (Souzas) em 1893, com uma bitola de 60 cm. Dali prosseguiu
até a fazenda dos Laranjais, em 1894 (?) e ao bairro das Cabras.
Em 1912, a empresa foi arrematada pela Cia. Campineira de Tração,
Luz e Força, que tinha acabado de conseguir a autorização
para linhas de bondes elétricos em Campinas. Em 17 de dezembro
de 1917, foi aberta a linha com bondes elétricos até
Joaquim Egídio (ex-Laranjais). Em 1950 a empresa passou para
as mãos da CPFL para em 1952 ser entregue à Sorocabana.
Esta imediatamente extinguiu o transporte de mercadorias e carga.
Em 10 de fevereiro de 1960 os bondes de passageiros cessaram o tráfego
e a linha começou a ser arrancada logo depois. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de
Venda Nova não tem data de inauguração
conhecida. O ano provável de inauguração é
1894.
A linha ficou sem operar entre Souzas e Cabras,
entre setembro de 1932 (quando a ponte do trem sobre o rio Atibaia,
em Souzas, foi bombardeada durante a revolução)
e, pelo menos, maio de 1933, como informavam os guias de horários
ferroviários. Em dezembro deste ano, a linha já estava
funcionando novamente.
(Fontes: Ramal Ferreo Campineiro: relação
oficial de estações, 1938; Foha de S. Paulo, 31/12/1933) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
26.11.2016
|
|