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E. F. Sorocabana
(1922-1971)
FEPASA (1971-1998) |
CAIUÁ
Município de Caiuá, SP |
Linha-tronco original - km 888,310 (1924);
km 875,322 (1931) (*); km 827,389 (1960) (**)
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SP-0715 |
Altitude: 296 m |
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Inauguração: 01.05.1922 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 1920 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Caiuá foi inaugurada em 1922.
Foi fechada e desativada pela
Fepasa em fins de 1996.
"Estive em Caiuá, que é uma vilinha muito pequena mas que
tem uma casa funerária e cemitério enormes. Inexplicável. A estação
não existe mais, só a plataforma, a caixa dágua e umas casinhas" (Rodrigo
Cabredo, 28/10/2000).
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Construção de posto de desinfecção
de gaiolas; colocação de caixa d'água
para reforço do abastecimento
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1921
AO
LADO: Choque em Caiuá - mas o trecho da linha nem era trafegado ainda
( O Estado de S. Paulo, 12/5/1921). |
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À
ESQUERDA: anúncio de um ramal lenheiro de 15 km de
Caiuá a Santa Maria (Folha
da Manhã, 2/7/1947).
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ACIMA: O que exportou a cidade e a estação
de Caiuá durante o ano de 1947 (Folha da
Manhã, 28/2/1948). |
(Fontes: Alberto Otto Schneidewind; Rodrigo Cabredo;
Folha da Manhã, 1947 e 1948; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Caiuá, em 1971. Foto Alberto
Otto Schneidewind |
A estação de Caiuá abandonada, em 1986.
Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
A estação já demolida, as árvores,
a plataforma coberta de grama e os trilhos ao fundo (10/2000).
Foto Rodrigo Cabredo |
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Atualização:
10.10.2018
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