|
|
...
Jacupiranga
Cajati
...
ramal de Juquiá-1981
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2012
...
|
|
|
|
|
Fepasa (1981-1998) |
CAJATI
Município de Cajati, SP |
Ramal de Juquiá - km 325 |
|
SP-3853 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 1987 |
Uso atual: abandonada (2014) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1987 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913
e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927,
o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já
estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado
à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da
serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A
partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi
prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para
atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros
entre Santos e Juquiá foi suspenso em fevereiro de 1977 e, por incrível
que pareça, reativado em julho de 1983. Finalmente, parou em
1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase
diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até
o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha
na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária
Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente. |
|
A ESTAÇÃO: Com a construção
do prolongamento do ramal de Juquiá, basicamente para atender
as mineradoras do vale do Ribeira, em 1987 foi inaugurada a estação
de Cajati, pequena e "padrão Fepasa": feia e com a função
de apenas atender às manobras de trens carqueiros que vêm principalmente
de Cajati, onde a estação era o ponto final da
linha e já dentro da fábrica. Luiz Carlos Gomes da Silva afirma
que o ramal somente começou a funcionar em 1987: "Em
maio de 1987 foi inaugurado o ramal ferroviário Juquiá - Cajati, o
primeiro carregamento ocorreu no dia 18 de maio de 1987, foram 13
anos de expectativa, nesta época eram duas cargas por dia, sendo 10
vagões com 140 sacos de cimento ou 420 toneladas. Carvão vegetal e
enxofre também eram transportados para Cajati".
Jamais atendeu a passageiros, cujos trens paravam em Juquiá
e de lá retornavam. Não há mais tráfego
de trens cargueiros pela linha desde 2003.
A estação de Cajati estava abandonada em 2014
e se localizava fora da cidade, na estrada que termina na fábrica
da Serrana.
ACIMA: Localização da estação
de Cajati (Google Maps).
(Fontes: Luiz Carlos Gomes da Silva; O Estado de S.
Paulo, 9/1/1979; FEPASA: relatórios anuais, 1975-90; Mapa -
acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 1988. Foto Luiz Carlos Gomes da Silva
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.10.2016
|
|