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VXY Mogiana em MG
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Jacupiranga
Cajati
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ramal de Juquiá-1981
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2012
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Fepasa (1981-1998)
CAJATI
Município de Cajati, SP
Ramal de Juquiá - km 325   SP-3853
Altitude: -   Inauguração: 1987
Uso atual: abandonada (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1987
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte. O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de feritlizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em fevereiro de 1977 e, por incrível que pareça, reativado em julho de 1983. Finalmente, parou em 1997. A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.
 
A ESTAÇÃO: Com a construção do prolongamento do ramal de Juquiá, basicamente para atender as mineradoras do vale do Ribeira, em 1987 foi inaugurada a estação de Cajati, pequena e "padrão Fepasa": feia e com a função de apenas atender às manobras de trens carqueiros que vêm principalmente de Cajati, onde a estação era o ponto final da linha e já dentro da fábrica. Luiz Carlos Gomes da Silva afirma que o ramal somente começou a funcionar em 1987: "Em maio de 1987 foi inaugurado o ramal ferroviário Juquiá - Cajati, o primeiro carregamento ocorreu no dia 18 de maio de 1987, foram 13 anos de expectativa, nesta época eram duas cargas por dia, sendo 10 vagões com 140 sacos de cimento ou 420 toneladas. Carvão vegetal e enxofre também eram transportados para Cajati".

Jamais atendeu a passageiros, cujos trens paravam em Juquiá e de lá retornavam. Não há mais tráfego de trens cargueiros pela linha desde 2003.

A estação de Cajati estava abandonada em 2014 e se localizava fora da cidade, na estrada que termina na fábrica da Serrana.

ACIMA: Localização da estação de Cajati (Google Maps).

(Fontes: Luiz Carlos Gomes da Silva; O Estado de S. Paulo, 9/1/1979; FEPASA: relatórios anuais, 1975-90; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1988. Foto Luiz Carlos Gomes da Silva
   
     
     
Atualização: 13.10.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.