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Itaoca
Cajuru
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ramal de Cajuru-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2006
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1912-1966) |
CAJURU
Município de Cajuru, SP |
Ramal de Cajuru - km 59,104 (1937) |
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SP-0732 |
Altitude: 766 m |
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Inauguração: 08.12.1912 |
Uso atual: estação rodoviária
(2014) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912 |
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HISTORICO DA LINHA: A
ferrovia que saía da estação de Santos Dumont, aberta em 5/6/1908
por Henrique Santos Dumont, proprietário da fazenda London, foi comprada
pela Mogiana em 15/12/1909, transformando-se no Ramal de Santos Dumont.
A fazenda, que então já se chamava Amália, era o ponto final da linha,
que foi aberta ao tráfego público em 26/4/1910, já com a estação terminal
de Corredeira, construída pela CM. Tinha bitola métrica, e em 1912
o ramal chegou a Cajuru. Funcionou por mais de 50 anos, tendo o seu
trecho entre Amália e Cajuru sido fechado em 19/6/1966, e o trecho
que restou, em 3/1/1967. Este, entretanto, ainda serviu como desvio
particular da Fazenda Amália já então de propriedade dos Matarazzo,
até cerca de 1974. Depois o desvio foi extinto e os trilhos
retirados. |
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A ESTAÇÃO: O jornal
O Estado de S. Paulo de 25/9/1911 escrevia que "já
estão iniciados os trabalhos do nivelamento do terreno em que
será construída a estação da Companhia
Mogyana nesta cidade (de Cajuru)". Realmente, a estação de
Cajuru foi inaugurada em 1912, como ponta do ramal.
A estação funcionou por 50 anos: foi fechada em 16/9/66
(*RM-1966), com o fim do trecho do ramal entre Amália
e Cajuru.
Depois disso, foi totalmente descaracterizada, numa reforma que a
transformou na estação rodoviária da cidade. Em 2014, seguia-o sendo.
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1891
AO LADO: A cidade de Cajuru pede um ramal ferroviário da Mogiana. Ela atenderia à cidae, mas somente em 1912, 21 anos depois (O Estado
de S. Paulo, 28/1/1891). |
ACIMA: Esta era a vista que se tinha da cidade
de Cajuru quando se desembarcava na estação da Mogiana,
em 1922. Notar que a fotografia é uma composição
de duas (Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
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1942
AO LADO: Horário de trens mistos em Cajuru (O Estado
de S. Paulo, 29/10/1942). |
ACIMA: A supressão de duas partes de
dois ramais e de um ramal inteiro acabou com o tráfego de trens
de passageiros e cargueiros ao mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas
estações, incluindo a de Cajuru (O Estado de S. Paulo,
31/8/1966).
ACIMA: Linha do
ramal de Cajuru a partir da cidade, partindo para o sul. A linha aparece
em preto, intermitente e tracejada, com diversas curvas. Já
estava abandonada na época. CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VE-LO
MAIS AMPLO E COM MAIS DETALHES (IBGE, 1970).
ACIMA: Antigo depósito de locomotivas no
pátio ferroviário de Cajuru (Foto Mario Favaretto em
julho de 2014).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Mario Favaretto; Cia. Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69;
O Estado de S. Paulo, 1911; IBGE, 1970; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Em 08/12/1912, tudo é festa na inauguração
da estação de Cajuru. Foto de Alexandre F. Brandão,
de um cartão-postal da Prefeitura de Cajuru, 2000 |
Em 09/04/2000, o prédio da antiga estação
é a rodoviária da cidade, completamente desfigurado.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga e desfigurada estação ferroviaria de
Cajuru segue como rodoviaria em julho de 2014. Foto Mario Favaretto |
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Atualização:
08.04.2020
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